Notícias

Alinhamento marca o início do mapeamento da Economia Solidária em Santa Catarina

11/08/2025


Na tarde de sexta-feira, 08 de agosto de, foi realizado o encontro virtual de Alinhamento para o Mapeamento dos Empreendimentos de Economia Solidária do Estado de Santa Catarina, reunindo participantes de diferentes regiões do estado. A atividade ocorreu via Google Meet, das 13h30min às 17h, e teve como objetivo principal organizar as ações para a execução descentralizada do mapeamento, conforme previsto no edital da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (SICOS).

O Gtec Social da Unidavi está coordenando o projeto, promovendo a articulação entre os diferentes atores envolvidos e garantindo a integração das ações nos territórios de Santa Catarina. A coordenação conta com a participação dos professores Anielle Gonçalves de Oliveira, Daniel Rodrigo Strelow e Robson Carlos Avi, que atuam no planejamento estratégico, no apoio técnico e na mobilização das redes locais para a efetiva realização do mapeamento.

A abertura do encontro contou com uma roda de apresentação e a contextualização do projeto, destacando a importância do fortalecimento da atuação em rede e da articulação com parceiros locais, como fóruns regionais, prefeituras, universidades, sindicatos, cooperativas e associações. Também foi reforçada a articulação com o Programa Paul Singer, que atua como base de referência estadual para a economia solidária.

Na sequência, os participantes acompanharam uma conversa sobre economia solidária com a professora Claudia Sombrio Fronza, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), que trouxe reflexões teóricas e práticas sobre o papel transformador desse modelo econômico.

Encerrando a programação, o técnico Marcelo Verdi, da Lusati Tecnologia, conduziu um treinamento sobre o sistema CADSOL-SC, plataforma onde serão inseridos os dados do mapeamento. Durante a formação, foram apresentados os procedimentos para preenchimento do questionário, critérios para registros fotográficos (inclusive para aplicações online) e orientações sobre a organização prévia do trabalho em cada território.

Além disso, foram repassadas informações sobre a remuneração dos aplicadores, bem como o cronograma de atividades, que prevê a realização do mapeamento até o final de março de 2026, com reuniões de acompanhamento em outubro e dezembro de 2025, fevereiro e abril de 2026.

O encontro representa um passo essencial para consolidar um diagnóstico atualizado e participativo dos empreendimentos de economia solidária em Santa Catarina, promovendo o fortalecimento de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento baseadas na cooperação e na justiça social.

Compartilhe a notícia: