Últimas Notícias
Notícias

Acadêmicos de Engenharia Civil entregam planta topográfica aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo em ação prática na Unidavi
16/10/2025
No dia 16 de setembro, os acadêmicos da 6ª fase do curso de Engenharia Civil da Unidavi realizaram uma atividade prática na disciplina de Topografia II no Loteamento Jardim Panorama, no bairro Sumaré, em Rio do Sul. O trabalho consistiu na elaboração de um levantamento planialtimétrico cadastral de uma quadra do loteamento, cuja planta detalhada foi posteriormente destinada aos acadêmicos da 4ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo para ser utilizada como base técnica para o desenvolvimento de projetos residenciais.
A etapa de campo foi desenvolvida utilizando-se uma Estação Total (Cygnus 2SL) e acessórios (tripé, bastões e prismas) para coleta de pontos e detalhamento topográfico da área. Posteriormente, os dados foram processados no Escritório Modelo das Engenharias da Unidavi, onde os acadêmicos aplicaram o uso de softwares especializados. Com o uso do Topograph, realizaram o descarregamento e tratamento das informações, a geração da malha triangular e a interpolação e geração das curvas de nível com equidistância de 1 metro. Em seguida, os resultados foram exportados para o formato DWG e trabalhados na plataforma do AutoCAD, onde foi elaborada a planta planialtimétrica completa, acompanhada de perfis longitudinais e transversais de cada lote.
Além da planta planialtimétrica, os alunos produziram perfis longitudinais e transversais para cada lote, documentação essencial para a avaliação de cotas, escoamento superficial e viabilidade de implantação de edificações nos lotes. No dia 12 de setembro de 2025, houve encontro interdisciplinar entre as turmas: os acadêmicos de Engenharia apresentaram a planta topográfica planialtimétrica aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo e discutiram possíveis ajustes na configuração dos lotes, que servirão como referência para os projetos residenciais a serem desenvolvidos pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo.
A iniciativa proporcionou ganhos significativos para ambos os cursos: os acadêmicos de Engenharia aprofundaram seu conhecimento através da prática em topografia e na elaboração e representação gráfica de projetos topográficos, enquanto os acadêmicos de arquitetura receberam informações técnicas essenciais para projetar de forma mais precisa e realista. A experiência destacou a importância do trabalho interdisciplinar entre as áreas, trazendo um ganho pedagógico excepcional.
Para os acadêmicos de Engenharia Civil, a prática integral do fluxo de trabalho de topografia desde a operação de estação total até o tratamento de dados e desenho técnico em CAD, fortalece as competências técnicas e de representação gráfica aplicadas ao contexto real. Para os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, o acesso a uma planta topográfica detalhada e precisa, permitirá projetar com maior precisão, considerar condicionantes do terreno e propor soluções arquitetônicas realistas e condicionadas à topografia.
Para ambos os cursos e para a Unidavi, a atividade promoveu o estímulo à integração curricular, desenvolvimento de habilidades de comunicação técnica entre áreas e aproximação entre teoria e prática, preparando os estudantes para abordagens profissionais colaborativas no ambiente construído.
A iniciativa reafirma o compromisso da Unidavi com metodologias ativas de ensino e com a formação prática e interdisciplinar dos futuros profissionais das áreas de Engenharia e Arquitetura.