Projetos Sociais e Ambientais

Sustentabilidade, na Unidavi tem!


Na Unidavi, 2018 traz o slogan Inovação e Sustentabilidade. Você vai conhecer projetos antigos e novos que fizeram e continuam fazendo toda a diferença no que diz respeito aos dois temas. Aqui, entendemos que é preciso repensar nossas atitudes e compreender que fazer o bem gera qualidade de vida para todos. Precisamos ser ecologicamente corretos, economicamente viáveis e socialmente justos. Confira e participe!

Restaura Alto Vale

Em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida - Apremavi, o Projeto visa promover o aprendizado sobre a restauração de áreas degradadas, com ênfase no plantio de mudas nativas, com momentos de aprendizagem e troca de experiências entre os participantes. Ainda, repassar as noções básicas essenciais para um processo de restauração de áreas degradadas em especial de Áreas de Preservação Permanente - APP’s (matas ciliares, encostas, etc.).

Coleta de Óleo de Cozinha

O Projeto, em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil - Afubra de Rio do Sul, tem como objetivo, coletar o óleo de cozinha usado nas casas dos estudantes e colaboradores, promovendo a redução de descartes indevidos no meio ambiente. Infelizmente, em muitos casos, esse óleo de cozinha usado em residências, bares e restaurantes acaba sendo jogado no ralo da pia ou mesmo nos vasos sanitários. Outras pessoas já preferem colocá-lo em algum recipiente vedado e descartá-lo com o lixo orgânico comum, algo que ele não é. Seja consciente! Recolha todo o óleo de cozinha utilizado em casa, armazene em garrafas pet e traga até a Unidavi!

Lixo Eletrônico

O lixo eletrônico ou tecnológico possui uma grande quantidade de substâncias prejudiciais ao ambiente e ao homem. Basta imaginar o quanto evoluíram os celulares, computadores, notebooks, rádios, TV’s, lâmpadas, baterias, pilhas, entre outros equipamentos. Quando descartados erroneamente, podem poluir o solo, o ar e os lençóis freáticos. Assim, o objetivo do Projeto é recolher equipamentos eletrônicos para encaminhamento à reciclagem, impactando em melhorias para o meio ambiente. O Projeto é uma parceria com a Prefeitura de Rio do Sul. Há um ponto de coleta na Recepção da Unidavi. Participe!

Proteja a Vida

O Projeto se caracteriza pela criação de mudas nativas da região do Alto Vale do Itajaí através do Horto Florestal Unidavi, responsável pela manutenção das mudas que, após atingirem tamanho adequado, são colocadas em caixas de leite, confeccionadas pela APAE de Rio do Sul e entregues aos recém-nascidos na Maternidade do Hospital Regional Alto Vale. O intuito é despertar a consciência ambiental desde os primeiros dias de vida. O Projeto é uma parceria com a APAE, Horto Florestal Unidavi e Hospital Regional Alto Vale.

Compostagem de Resíduos Sólidos Orgânicos

Este Projeto tem como objetivo, usar os resíduos orgânicos, gerados pela Unidavi, como material fundamental no processo de compostagem. A compostagem de resíduos orgânicos, além de oferecer o benefício ao meio ambiente, gera, no final do processo, um insumo de excelente qualidade, podendo ser introduzido facilmente na produção de alimentos mais saudáveis. Também pode ser direcionada para utilização de fonte de energia para a Instituição.

Eu Ajudo na Lata

Este Projeto, em parceria com a Unimed Alto Vale, tem como objetivo, coletar lacres de latas de metal encontrado em recipientes de refrigerantes, cervejas e sucos. O Projeto visa ajudar pessoas com deficiência que não possuem condições de adquirirem cadeira de rodas e incentiva a reciclagem, evitando o descarte inadequado. São necessários, em média, 180 kg de lacres de alumínio, cerca de 300 garrafas cheias de lacre para adquirir uma cadeira de rodas. Participar é muito fácil. Crie o hábito de remover os lacres antes de descartar as latinhas e traga até a Unidavi!

Recuperação da Mata Ciliar

O objetivo do Projeto é promover a preservação e recuperação da Mata Atlântica, buscando atividades de enriquecimento das florestas ciliares dos terrenos da Unidavi e atividades de educação ambiental. Atualmente, para que ocorra o aumento da diversidade em uma área alterada, torna-se necessário o incremento de espécies vegetais por meio de ações de enriquecimento, podendo ser utilizado o plantio de mudas, que é uma técnica que pode ser realizada de diversas formas, sendo uma das mais funcionais o plantio ao acaso, onde as mudas são plantadas sem espaço definido. Nesse Projeto será adotado o modelo de plantio ao acaso, com espécies que compõem a vegetação já estabelecida de áreas próximas, onde a florística já foi estudada e divulgada por meios de materiais científicos.

Arrecadação de caixas de leite longa vida

A Unidavi dispõe de um local para recebimento das caixas de leite longa vida. O material é entregue a APAE que o transforma em caixa de presente, usada para colocar a muda de árvore entregue aos bebês, através do Projeto Proteja a Vida. Os alunos desenvolvem a criatividade e decoram as caixas com papéis reciclados e outros materiais alternativos.

Horto Florestal Unidavi

É o principal elo entre a Unidavi e instituições preocupadas com o meio ambiente, desde a recuperação até a manutenção. Atualmente, possui cerca de vinte mil mudas de espécies de árvores nativas entre: Araucária; Canela-preta; Canela-sassafrás; Araçá; Cortiça; Cedro; Açoita-cavalo; Ingá-feijão; Dedaleiro; Tucaneira; Ipê-amarelo; Angico-vermelho; Cereja-do-rio-grande; Carobinha; Canjerana; Peroba; Guamirim; Chal-chal; Cafezeiro-do-mato; Cabreúna; Tarumã; Palmito; Coqueiro-jerivá; e Guamirim-ferro-de-gemballa. Há outras espécies onde também é adotado o sistema de coleta de mudas da regeneração natural de algumas áreas.

Cisterna

A UNIDAVI se preocupa com o Meio Ambiente e faz o que pode para minimizar os danos causados a ele. Toda a Instituição é preparada para receber a água da chuva, usada para diversos setores que não necessitam de água tratada. No Campus Rio do Sul, são quatro caixas de 20 mil litros, localizadas aos fundos do Ginásio e quatro caixas de três mil litros no espaço do Núcleo de Práticas de Gestão e Jurídica (NPGD).

Lâmpadas de Led

Uma simples troca pode fazer muita diferença e gerar muita economia.Por isso lâmpadas da maioria dos corredores, da biblioteca, reitoria e salas de aula, foram substituídas por lâmpadas de Led, mais econômicas e duráveis. Para o futuro, a intenção é otimizar a economia usado energia fotovoltaica (luz solar). Experimente você também trocar as lâmpadas em casa!

Google For Education

O Google Sala de Aula é um serviço gratuito para escolas, organizações sem fins lucrativos e qualquer usuário que tenha uma conta pessoal do Google. Com ele, os professores e alunos se conectam facilmente, dentro e fora das escolas. Economiza-se tempo e papel, além de facilitar a criação de turmas, distribuição de tarefas, comunicação e organização. A proposta vem para agregar conhecimento para aluno e professor.O Google For Education chegou para inovar as aulas, é uma ferramenta dinâmica, eficiente e totalmente tecnológica.

Ciepe

O Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão existe desde o ano 2010 e objetiva promover a integração entre a Unidavi e demais instituições de ensino superior de Santa Catarina e do Brasil. É através dele que se busca criar um espaço de socialização e debates sobre a produção acadêmica e a construção do conhecimento. A cada ano, cerca de 400 trabalhos são apresentados e na abertura do evento, busca-se trazer palestrantes renomados e com temas atuais e interessantes. Saiba mais!

Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia – NEAP

É a Clínica Escola da Unidavi. Presta serviços à comunidade através de atendimento gratuito, oferecendo atendimento psicológico para crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias, além de avaliação psicológica e grupos terapêuticos. É também no NEAP que os alunos de Psicologia fazem o estágio obrigatório. Aqui, vivenciam a teoria na prática e interagem com a comunidade externa que vem em busca de auxílio. Saiba mais!

Extensão

É através da Extensão que a comunidade se envolve com a universidade. Por meio dela acontece o diálogo entre ambas e, também, através desta conversa é que saem ideias importantes para que a comunidade seja inserida no meio acadêmico. Anualmente, e através da Extensão, a Unidavi oferece inúmeros cursos de curta duração, nas mais diversas áreas e que oportunizam um aperfeiçoamento rápido e prático, sempre procurando atender às demandas internas e externas. Confira os cursos e os projetos!

Feira da Empregabilidade

A Feira da Empregabilidade e do Empreendedorismo objetiva promover o encontro entre empresas e alunos, oferecendo a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho nas mais diversas áreas de conhecimento. A cada ano, diversas empresas da região expõem os produtos e serviços dentro da universidade, recebem currículos e, muitas vezes, já contratam o funcionário. O evento é o melhor meio de a Unidavi mostrar aos empresários que os alunos estão capacitados para encarar os desafios do mercado de trabalho.

Museu da Madeira

Estimular valores culturais com o resgate do período do desenvolvimento econômico de origem e suas consequências. Este é um dos objetivos do Museu da Madeira, edificado em 2011, no Parque Universitário UNIDAVI. Possui serraria movida a roda d’água, acervo que conta a história do ciclo da exploração da madeira na região do Alto Vale do Itajaí, reserva técnica, área administrativa e visita guiada. É aberto à visitação, através de agendamentos. A entrada é gratuita.

Núcleo de Prática Jurídica - NPJ

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) faz parte da formação profissional do estudante do Curso de Direito onde, além da obrigatoriedade de cursar as matérias normais do curso, há necessidade da formação prática, desenvolvida no Núcleo. Ao desenvolver o Estágio de Prática Jurídica III e IV, os alunos têm a oportunidade de atendimento e proposituras de peças processuais em todas as áreas de atuação jurídica e com o acompanhamento dos orientadores. No NPJ são atendidas pessoas carentes, sem recursos financeiros para arcar com custas e honorários de advogados. Saiba mais!

GTEC

O Núcleo Gerador de Empresas de Desenvolvimento Integrado de Incubação - GTEC, é um ambiente para potencializar ideias em novos negócios, inovadores, e que contribuam para o desenvolvimento regional. Possui estrutura física apropriada com condições efetivas para abrigar ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. O GTEC está localizado no Parque Universitário Unidavi e atende às comunidades internas e externas. A ideia chega até a Unidavi, que auxilia e incentiva o empreendedorismo. Saiba mais!

Rádio Universitária Unidavi FM

A Rádio tem o intuito de valorizar a boa música, unida à informação ampla e positiva. Com o modelo música / informação / brasilidade, a emissora valoriza e contribui com a mudança de mentalidade do rádio em Rio do Sul e no Alto Vale do Itajaí. O diferencial está na ausência de comerciais e na qualidade da informação, transmitida através de boletins informativos diários e programas específicos. A Unidavi FM é a única emissora educativa do Alto Vale do Itajaí, abrange Rio do Sul e outros municípios da região. Ouça a Rádio Unidavi!

Biblioteca

O Sistema de Bibliotecas da Unidavi é moderno e atualizado. São mais de 140 mil exemplares físicos à disposição dos estudantes. Além disso, conta com bases de dados com acesso a e-books, artigos, revistas e periódicos. A Biblioteca Central dá suporte ainda à pesquisa e à leitura para alunos da rede pública (municipal e estadual) do Alto Vale. Estes freqüentam as dependências periodicamente, basta que apresentem carteirinha de estudante e ou declaração de que esteja regularmente matriculado na escola. Saiba mais!

Campanhas de Arrecadação

Anualmente a Unidavi lança diversas campanhas de doação. Entre elas estão: a de livros e material escolar, roupas, alimentos e brinquedos. A cada final de ano, crianças carentes são “adotadas”, onde recebem doações oriundas de funcionários e professores. Ainda, durante todo o ano, a comunidade faz a entrega de roupas, sapatos e roupas de cama, que são entregues ao Centro Evangélico de Rio do Sul. A doação é feita mediante cadastro das famílias carentes, pelas voluntárias do Centro.

Mostra Inclusão em Foco

O evento objetiva sensibilizar toda comunidade externa e principalmente a interna no atendimento aos estudantes com deficiência. A cada evento anual, são realizadas exposição de veículos para portadores de necessidade especiais; exposição de artes e materiais; oficinas, apresentações culturais, além de painéis e muito mais. A Mostra é regional e traz alunos de diversas escolas, todos participam ativamente das atividades propostas e através das palestras o público aprende um pouco sobre a deficiência.

Raio-X

Maior evento externo promovido pela Unidavi. Objetiva auxiliar os jovens a identificarem o curso e a profissão que querem seguir. Todos os anos, no mês de outubro, a Instituição abre as portas para os alunos das escolas do Alto Vale e toda a comunidade. Professores, acadêmicos e egressos apresentam e falam dos cursos. Os visitantes conhecem laboratórios e conseguem entender melhor a profissão que querem para o seu futuro. Saiba mais!

Reserva Técnica

A edificação chamada de Reserva Técnica, localizada ao lado do Museu da Madeira, no Parque Universitário Unidavi, também foi especialmente construída em madeira em meio às árvores. Além de estar à disposição para a área administrativa e para receber o acervo que poderá ser doado pela população, o espaço traz exposições abertas ao público. É na Reserva que está o Espaço Indígena - Histórias que des(encantam) e objetiva desenvolver o senso crítico da comunidade tornando-os agentes ativos da cultura e da história da região.