| Objetivo
Capacitar os profissionais para atuarem nas relações trabalhistas e práticas de departamento pessoal que envolvem os processos de recrutamento, seleção, contratação, manutenção, e demissão de colaboradores.
| Público Alvo
Graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Recursos Humanos e áreas afins. Profissionais graduados que desejam atuar na gestão de departamento pessoal, recursos humanos e rotinas trabalhistas.
| Justificativa
No ambiente empresarial, diversos fatores devem ser considerados como estratégicos visando à permanência das empresas no mercado. O avanço do processo de globalização, a competição nos mercados faz com que a gestão de pessoas também se destaque frente a este cenário empresarial. Os fatores relacionados à gestão de pessoas, que envolvem desde o processo de recrutamento, seleção, contratação, benefícios concedidos e direitos, jornada de trabalho, pagamentos, rescisões, etc., são fatores que demandam atenção e estratégias de gestão, visando a composição de um quadro de colaboradores que atendam às necessidades das organizações, bem como atendendo as exigências normativas e trabalhistas vigentes. O universo de empresas e funcionários registrados (trabalho formal) cresceu consideravelmente no Brasil, empresas de pequeno, médio e grande porte passaram a competir por mão de obra qualificada; assim como outros indicadores evidenciam certa carência de mão de obra para algumas atividades, ou a necessidade de maior qualificação profissional em diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, a especialização em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas abordará os principais aspectos relacionados aos processos que envolvem os direitos e obrigações trabalhistas, a responsabilidade das entidades e as exigências das etapas do recrutamento, seleção, contratação, permanência e demissão dos colaboradores, visando preparar gestores e colaboradores para cumprirem a função de zelar e manter a legalidade dos processos que envolvem a contratação e manutenção dos colaboradores diretos e indiretos que atuam nas organizações. Observa-se que de nada adianta a empresa dispor de ótimos recursos materiais, tais como máquinas, equipamentos, dinheiro, etc. e de excelentes recursos administrativos, tais como sistemas, documentos, procedimentos estruturados, etc., se não possuir recursos humanos capacitados e motivados para utilizá-los. Nesse contexto, as melhores alternativas na seleção e retenção de pessoas deve ser buscada pelas entidades por meio da gestão do departamento pessoal e da observância dos direitos e deveres trabalhistas. Nesta perspectiva apresenta-se o projeto pedagógico do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas.
| Perfil do Formando
As principais habilidades e competências potencializadas para o perfil do egresso são: ¿ Atuação ética e responsável nas relações empresariais; ¿ Princípios éticos e profissionalismo nos processos de recrutamento, registro, controle e elaboração da folha de pagamento; ¿ Competência para analisar e interpretar aspectos das relações de trabalho, as especificidades relacionadas as funções e ramos de atuação empresarial; ¿ Habilidades e competências para promover melhorias nos processos internos de seleção, contratação e desligamento de colaboradores nas organizações, além da análise e geração de informações para subsidiar o processo decisório quanto a gestão de pessoas; ¿ Capacidade de identificar melhorias e aspectos regulatórios, que sejam obrigações trabalhistas não evidenciadas, visando prevenir autuações trabalhistas e multas por falhas nas relações de trabalho; ¿ Habilidade de gerenciamento das informações e planejamento, visando estruturar o Departamento Pessoal e os processos de rotinas trabalhistas. ¿ Consciência da importância do adequado registro e controle das relações de trabalho, como mecanismo de gestão empresarial.
Professores do Curso
Conheça os professores do curso de Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas