| Objetivo

Capacitar profissionais para atuar em contextos institucionais e clínico, com foco na compreensão e intervenção em processos de ensino e aprendizagem.

| Público Alvo

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Orientadores Educacionais, Assistentes Técnico-Pedagógicos, Gestores (Diretores e Coordenadores), Professores de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, Diretores de Escolas, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Educação Física, e demais profissionais de áreas afins.

| Justificativa

A proposta de oferecimento de um Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unidavi justifica-se, entre outras questões, pela considerável quantidade de profissionais, em sua grande maioria formados por esta Instituição de Ensino, que atuam em contextos educacionais sejam eles clínicos ou institucionais. Como direcionamento do ensino de formação continuada busca-se capacitar os profissionais para atender as diversas demandas que o contexto educacional apresenta no panorama atual. 

O curso disseminará as competências necessárias para efetuar processos de planejamento, avaliação e intervenção com qualidade e rigor ético e científico, favorecendo o atendimento adequado da população que necessita do serviço do profissional psicopedagogo. Considerando ainda o crescente aumento de cenários desafiadores para os processos de ensino e aprendizagem tais como dificuldades de aprendizagem, transtornos de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento.

| Perfil do Formando

Profissional responsável, ético e com competência para atuar em contextos institucionais e clínico, com foco na compreensão e intervenção em processos de ensino e aprendizagem. Profissionais com conhecimentos teóricos e práticos que permitem analisar, avaliar e intervir em casos de dificuldades e transtornos que interferem na aprendizagem, promovendo o desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos. 

Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional

Introdução à Psicopedagogia Clínica e Institucional

Introdução à abordagem das teorias que embasam a prática psicopedagógica. Histórico, objeto de estudo, campos de atuação, a identidade, a formação e a ética em Psicopedagogia. Regulamentação da profissão. Relações e diferenças entre Psicopedagogia Clínica e Institucional. Formas de atuação. Introdução do conceito de aprendizagem e da interdisciplinaridade na Psicopedagogia.


15

Desenvolvimento Humano: Infância e Adolescência

Conceito de desenvolvimento humano. Aspectos físicos, cognitivos e psicossociais da infância e adolescência. Principais teorias sobre desenvolvimento humano. Relação entre cuidados parentais e desenvolvimento infantil. Impacto da pandemia COVID 19 no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Pressupostos éticos e técnicos para o atendimento de crianças, adolescentes e famílias.


15

Bases Cognitivas e Neurológicas da Aprendizagem

Organização geral, morfológica e funcional do sistema nervoso. Relação entre neurociência, cognição e aprendizagem. Neuroplasticidade e aprendizagem. Processos cognitivos fundamentais e suas bases neurológicas: atenção, memória, linguagem, percepção, motivação e emoção. As funções executivas e sua importância. Influência de fatores neurobiológicos, epigenéticos e cognitivos na aprendizagem.


30

Aprendizagem na Diversidade: Transtornos do Neurodesenvolvimento TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)

Organização geral, morfológica e funcional do sistema nervoso. Relação entre neurociência, cognição e aprendizagem. Neuroplasticidade e aprendizagem. Processos cognitivos fundamentais e suas bases neurológicas: atenção, memória, linguagem, percepção, motivação e emoção. As funções executivas e sua importância. Influência de fatores neurobiológicos, epigenéticos e cognitivos na aprendizagem.


15

Aprendizagem na Diversidade: Transtornos do Neurodesenvolvimento TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Análise do Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de uma perspectiva multidimensional, integrando neurociência, psicologia do desenvolvimento e educação inclusiva. Estudo da heterogeneidade clínica e da diversidade de trajetórias do espectro, com ênfase em cognição social, comunicação, funções executivas e processamento sensorial. Impactos das diferenças neurobiológicas e comportamentais nos processos de ensino-aprendizagem. Neurodiversidade como paradigma educacional e social. Planejamento de práticas pedagógicas adaptadas, estratégias de comunicação alternativa, uso de tecnologias assistivas e métodos de avaliação inclusivos.


15

Aprendizagem na Diversidade: Transtornos do Neurodesenvolvimento DI (Deficiência Intelectual)

Definição e classificação. Características e critérios diagnósticos. Bases neurobiológicas. Desenvolvimento cognitivo e social. Estratégias de ensino e adaptações curriculares. Tecnologias assistivas e recursos pedagógicos. Avaliação da aprendizagem.


15

Transtornos de Aprendizagem: dislexia, discalculia e disgrafia

Estudo das diferenças entre transtornos e dificuldades de aprendizagem, com ênfase nas definições, classificações, critérios diagnósticos e comorbidades frequentes. Análise das características neurobiológicas e comportamentais da dislexia, discalculia e disortografia: desenvolvimento cognitivo e a perspectiva da neurodiversidade. Variabilidade individual e seus impactos no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Práticas para avaliação e intervenção psicopedagógicas. Desafios e potencialidades da atuação psicopedagógica, tanto na clínica quanto no contexto institucional.


30

Altas Habilidades/Superdotação

Conceito de Altas Habilidades/Superdotação e terminologias. Identificação de indicadores de Altas Habilidades/Superdotação. Aspectos legais e implicações no contexto educacional. Estratégias pedagógicas no atendimento de estudantes com indicadores de AH/SD. Atendimento Educacional Especializado com indicadores das AH/SD.


15

Avaliação E Intervenção Psicopedagógica

Processo diagnóstico: técnicas, instrumentos e testes utilizados. Análise de dificuldades de aprendizagem e seus diferentes aspectos. Entrevistas e observações. Atendimento psicopedagógico. Intervenção psicopedagógica: Planejamento e desenvolvimento de propostas. Configuração clínica na prática psicopedagógico. Estratégias e técnicas para a intervenção em dificuldades de aprendizagem. Intervenções compensatórias e preventivas. Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família. Produção de documentos escritos decorrentes do trabalho psicopedagógico.


30

Lúdico na Prática Psicopedagógica

Conceitos de lúdico, jogo, brincadeira e brinquedo. Papel do brincar e do jogo como ferramentas de aprendizagem e desenvolvimento. Importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor. Elaboração e execução de atividades lúdicas para o atendimento psicopedagógico clínico e institucional.


15

Alfabetização e Letramento

Concepções de alfabetização, teorias da aquisição da linguagem, e a relação entre oralidade e escrita. Consciência fonológica e o princípio alfabético. Metodologias de ensino, estratégias pedagógicas para a leitura e escrita. Abordagens de letramento e a relação entre alfabetização e letramento. Atuação do professor no processo de alfabetização, a importância da formação continuada e a análise de práticas pedagógicas.


30

Alfabetização na Prática

Análise de práticas em alfabetização: método fônico. Relação do método fônico com fundamentos da neurociência.


15

Ensino da Língua Portuguesa

Fundamentos teóricos e práticos do ensino da língua portuguesa, com foco na interface entre linguagem e aprendizagem. Objetos do conhecimento, práticas pedagógicas, avaliação e intervenção psicopedagógica no contexto institucional, respeitando diversidade, inclusão e necessidades especiais.


15

Lógica Matemática: da teoria à prática

Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de matemática. Estruturas lógico matemáticas: correspondência biunívoca, seriação e sequências; classificar, ordenar e conservar; pertinência e inclusão; intersecção. Cálculo mental. Matrizes e blocos lógicos. Grandezas e medidas.


30

Aprendizagem Motora

Fundamentos da estrutura e hierarquia do movimento humano, abordando o desenvolvimento motor ao longo da vida e suas relações com aspectos perceptivo-motores e cognitivos. Principais marcos e processos envolvidos no desenvolvimento motor típico e atípico. Análise de métodos e instrumentos para triagem e avaliação da competência motora, com ênfase na interpretação de resultados e na aplicação em diferentes contextos. Características, critérios diagnósticos e implicações educacionais e funcionais do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC).


15

Atendimento Psicopedagógico Institucional

Conceituação e caracterização da Psicopedagogia Institucional. Papel e a atuação do psicopedagogo nos diferentes espaços institucionais. Técnicas, instrumentos e procedimentos de investigação e diagnóstico institucional. Estratégias de intervenção/tratamento nas ações preventivas e terapêuticas das dificuldades de aprendizagens nas instituições.


15

Relações Socioafetivas no Contexto do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Fundamentos teóricos das relações socioafetivas: Distintas concepções teóricas e interconexões acerca da afetividade, emoção e cognição nos processos de ensino-aprendizagem. Constituição do sujeito: individualidade e singularidade nas interações sociais. Importância dos vínculos na infância e adolescência e sua influência no desenvolvimento. Habilidades Socioemocionais. Impacto do ambiente escolar na aprendizagem e no bem-estar dos estudantes. Estratégias para promover um clima escolar positivo e relações construtivas entre alunos e professores. A colaboração entre escola e família no desenvolvimento socioemocional.


15

Educação Inclusiva

Abordagem conceitual e histórica da Educação Especial. Inclusão e integração. História e os paradigmas da inclusão e educação especial. Políticas públicas, os princípios, as leis e as concepções de educação inclusiva. Metodologias específicas de atendimento educacional. As adaptações curriculares. Direitos humanos e educação inclusiva.


15

Metodologias Inclusivas

Metodologias inclusivas fundamentadas na Educação Baseada em Evidências. Análise de estratégias como estimulação multissensorial e instrução explícita. Abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e da RTI (Resposta à Intervenção) como modelo de apoio para identificação, intervenção e inclusão nas dificuldades e transtornos. PEI (Plano Educacional Individualziado) e práticas de monitoramento da aprendizagem voltadas à inclusão.


15

Investimento

24 parcelas de R$599,00

Presencial

O curso busca desenvolver competências para planejar, avaliar e intervir de forma ética e científica, respondendo às demandas atuais relacionadas às dificuldades e transtornos de aprendizagem.

Tenho Interesse