| Objetivo

Proporcionar uma visão aprofundada dos fundamentos, estrutura, estratégias e técnicas das principais abordagens em terapia cognitivo comportamental, para permitir que o futuro profissional terapeuta cognitivo possa diagnosticar, conceitualizar e planejar intervenções psicoterápicas eficazes com crianças, adolescentes, adultos e casais.

| Público Alvo

Psicólogos, psiquiatras e residentes, estudantes de psicologia ou estudantes de especialização em psiquiatria.

| Justificativa

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes, e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. Além disso, os transtornos mentais são considerados a principal causa de incapacidade, sendo responsáveis por um em cada seis anos vividos com incapacidade. Destaca-se ainda que pessoas com condições graves de saúde mental morrem, em média, 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis.

A depressão e a ansiedade, transtornos já altamente prevalentes na população geral, aumentaram mais de 25% no primeiro ano da pandemia de COVID-19. No geral, a carga dos transtornos mentais continua crescendo, com impactos significativos sobre a saúde e consequências sociais, de direitos humanos e econômicas em todos os países do mundo.

Nesse sentido, o acesso a cuidados de saúde e serviços sociais adequados é fundamental, porém os sistemas de saúde ainda não respondem satisfatoriamente à demanda. Como consequência, a distância entre necessidade de tratamento e oferta é ampla em todo o mundo. Ainda de acordo com dados da OMS, em países de baixa e média renda, entre 76% e 85% das pessoas com transtornos mentais não recebem tratamento; em países de alta renda, esse número varia entre 35% e 50%. Diante da crescente demanda por tratamento especializado, torna-se essencial ampliar a oferta de intervenções eficazes, o que evidencia o papel fundamental das instituições de ensino superior na formação de profissionais qualificados para atuar em saúde mental.

Entende-se que os transtornos mentais envolvem uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos anormais, exigindo, portanto, um tratamento multidisciplinar. Nesse contexto, destaca-se a importância da psicoterapia, especialmente das abordagens baseadas em evidências, como as terapias cognitivo-comportamentais (TCC). A TCC é atualmente considerada a abordagem psicológica com o maior número de pesquisas empíricas validando seus resultados.

Estudos sobre alterações neurobiológicas demonstram que a TCC está associada à diminuição da atividade em regiões subcorticais, relacionadas a disfunções emocionais, e ao aumento da ativação em regiões corticais frontais, responsáveis pelo processamento racional, julgamento e tomada de decisão. Essas alterações estão relacionadas ao uso da reestruturação cognitiva.

Além disso, técnicas de neuroimagem funcional evidenciam mudanças no funcionamento de estruturas neurais associadas à intervenção psicológica. Isso comprova que intervenções cognitivas, emocionais e comportamentais têm o potencial de modificar redes de conexões sinápticas, isto é, alterar padrões de comunicação no cérebro. Ter um correlato neural associado a intervenções psicológicas reforça o prestígio científico das abordagens baseadas em evidências, como a TCC.

Frente a esse cenário, a demanda por terapia cognitivo-comportamental tem crescido em ritmo maior do que a quantidade de psicólogos formados na abordagem. Calcula-se que, em futuro próximo, haverá escassez de profissionais capazes de atender às necessidades da população em TCC, tendência observada mundialmente. Por isso, torna-se de extrema importância promover essa formação na região do Alto Vale do Itajaí.

| Perfil do Formando

No final do curso o profissional poderá: 

  • Compreender os fundamentos teóricos e práticos das terapias cognitivo comportamentais e das principais terapias contextuais;
  • Conhecer e saber aplicar as principais técnicas cognitivas, comportamentais, emocionais e vivenciadas, utilizadas no processo psicoterapêutico;
  • Saber estruturar a sessão terapêutica, diagnosticar, conceitualizar e planejar intervenções psicoterápicas eficazes com crianças, adolescentes, adultos e casais;
  • Formular casos clínicos em termos cognitivos com base em uma avaliação inicial e na obtenção de informações nas sessões, e integrar sua conceituação com seu conhecimento de técnicas;
  • Compreender a aplicação de técnicas e estratégias cognitivas nas diferentes psicopatologias, conflitos e condições geradoras do sofrimento humano, e em diferentes contextos sociais;
  • Entender o fluxo da terapia e desenvolver a capacidade de identificar as metas críticas da terapia;
  • Dominar os princípios éticos da relação terapêutica; 8. Demonstrar habilidade na prática do questionamento socrático e psicoeducação.

Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Terapias Cognitivo Comportamentais

Neurociências e a Interface com as Terapias Cognitivo Comportamentais.


15

Fundamentos Históricos, Filosóficos, Epistemológicos e Teóricos das Terapias Cognitivo Comportamentais.


30

Conceitualização Cognitiva e Técnicas Cognitivas e Comportamentais.


15

Principais Técnicas Cognitivas, Emocionais, Comportamentais e Vivenciais.


15

Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos Depressivos (Unipolar e Bipolar).


15

Terapia Cognitivo Comportamental para Ansiedade Social, Ansiedade Generalizada e Fobias.


15

Terapia Cognitivo Comportamental para o Transtorno do Pânico e Agorafobia.


15

Terapia Cognitivo Comportamental para o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)


15

Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos Relacionados a Trauma e Estressores.


15

Terapia Cognitivo Comportamental dos Transtornos por Uso de Substância.


15

Terapia Cognitivo Comportamental para Dependências Tecnológicas.


15

Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos Sexuais.


15

Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos Alimentares


15

Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos da Personalidade


30

Fundamentos em Terapia Cognitivo Comportamental para Crianças e Adolescentes


30

Terapia Cognitivo Comportamental para Casais


15

Tópicos Especiais I - Fundamentos em Terapia do Esquema


30

Tópicos Especiais II - Fundamentos em Terapia Comportamental Dialética - DBT


15

Tópicos Especiais III - Terapia Focada na Compaixão, Terapia de Aceitação e Compromisso e Mindfulness


15

Tópicos Especiais IV - Fundamentos da Psicologia Positiva e a Psicoterapia Positiva.


15

Investimento

24 parcelas de R$680,00

Presencial

Capacitar profissionais a aplicar fundamentos e técnicas da terapia cognitivo-comportamental, qualificando-os para diagnosticar, conceitualizar e intervir de forma eficaz diante da crescente demanda por cuidados em saúde mental.

Tenho Interesse