| Objetivo

Proporcionar uma visão aprofundada dos fundamentos, estrutura, estratégias e técnicas das principais abordagens em terapia cognitivo comportamental, para permitir que o futuro profissional terapeuta cognitivo possa diagnosticar, conceitualizar e planejar intervenções psicoterápicas eficazes com crianças, adolescentes, adultos e casais.

| Público Alvo

Psicólogos, psiquiatras e residentes, estudantes de psicologia ou estudantes de especialização em psiquiatria.

| Justificativa

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. Além disso os transtornos mentais são considerados a principal causa de incapacidade, causando um em cada seis anos vividos com incapacidade. Destacam também que pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. A depressão e a ansiedade, transtornos já altamente prevalentes na população geral, aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia da COVID 19. No geral, a carga dos transtornos mentais continua crescendo, com impactos significativos sobre a saúde e as principais consequências sociais, de direitos humanos e econômicas em todos os países do mundo. Nesse sentido, o acesso aos cuidados de saúde e aos serviços sociais capazes de proporcionar tratamento e apoio social é fundamental, porém os sistemas de saúde ainda não responderam adequadamente à carga dos transtornos mentais. Como consequência, a distância entre a necessidade de tratamento e sua oferta é ampla em todo o mundo. Ainda de acordo dados da OMS, em países de baixa e média renda, entre 76% e 85% das pessoas com transtornos mentais não recebem tratamento. Em países de alta renda, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais estão na mesma situação. Frente a crescente demanda por tratamento especializado, se faz fundamental a ampliação da oferta de tratamentos eficazes para os transtornos mentais através de profissionais qualificados, destacando-se então o papel fundamental das instituições de ensino superior para suprir essa demanda de formação na área de saúde mental. Entende-se que os transtornos mentais são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento anormais, por isso o tratamento precisa ser multidisciplinar. E, neste contexto destaca-se a importância da psicoterapia, principalmente as abordagens baseadas em evidências, como é caso das terapias cognitivo comportamentais. A terapia cognitivo comportamental, é considerada na atualidade a abordagem psicológica com o maior número de pesquisas empíricas validando seus resultados. Inclusive, estudos sobre alterações neurobiológicas têm mostrado que a terapia cognitivo comportamental está associada com diminuição da atividade na região subcortical, associadas à disfunções emocionais, e também ao aumento da ativação nas regiões corticais frontais, associadas ao processamento racional das informações, do julgamento, da tomada de decisão, entre outras funções cognitivas. E, essas alterações estão relacionadas à utilização da reestruturação cognitiva. Além disso, a partir de estudos utilizando técnicas de neuroimagem funcional foi possível detectar mudanças no funcionamento de estruturas neurais associadas à intervenção psicológica. Essa descoberta evidenciou que as intervenções de ordem psicológica, cognitivas, emocionais e comportamentais, têm o potencial de modificar as redes de conexões sinápticas no cérebro, ou seja, produzir alterações no padrão de comunicação sináptica. E, com isso vemos que o status de deter um correlato neural associado a intervenções psicológicas, traz prestígio científico para as abordagens psicológicas baseadas em evidências, como é o caso das terapias cognitivo comportamentais. Frente a isso, a demanda pela terapia cognitivo-comportamental tem crescido em proporção maior que a quantidade de psicólogos formados na abordagem. Calcula-se que, em futuro próximo, haverá falta de profissionais para atender as necessidades da população em termos de psicoterapia cognitivo-comportamental. Esta é uma tendência que se verifica em todas as partes do mundo, atualmente, sendo de extrema importância essa formação para a região do Alto Vale do Itajaí.

| Perfil do Formando

No final do curso o profissional deverá: 1. Compreender os fundamentos teóricos e práticos das terapias cognitivo comportamentais e das principais terapias contextuais; 2. Conhecer e saber aplicar as principais técnicas cognitivas, comportamentais, emocionais e vivenciadas, utilizadas no processo psicoterapêutico; 3. Saber estruturar a sessão terapêutica, diagnosticar, conceitualizar e planejar intervenções psicoterápicas eficazes com crianças, adolescentes, adultos e casais; 4. Formular casos clínicos em termos cognitivos com base em uma avaliação inicial e na obtenção de informações nas sessões, e integrar sua conceituação com seu conhecimento de técnicas; 5. Compreender a aplicação de técnicas e estratégias cognitivas nas diferentes psicopatologias, conflitos e condições geradoras do sofrimento humano, e em diferentes contextos sociais; 6. Entender o fluxo da terapia e desenvolver a capacidade de identificar as metas críticas da terapia; 7. Dominar os princípios éticos da relação terapêutica; 8. Demonstrar habilidade na prática do questionamento socrático e psicoeducação.

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de Terapias Cognitivo Comportamentais

Alessandra D´Avila Scherer
Mestra
André Luiz Moreno da Silva
Doutor
Clarice Mottola de Oliveira Oppermann
Especialista
Cristiano Ricardo Faedo Nabuco de Abreu
Doutor
Débora Cristina Fava Melo
Doutora
Fernanda Tais Apolo
Mestra
Helder Hiroki Kamei
Mestre
Isabela Pizzarro Rebessi
Mestra
Josie Budag Matsuda
Doutora
Kelly Cardoso Paim
Mestra
Lidiane Rodrigues
Mestra
Lucianne Jobim Valdivia
Mestra
Raissa Telesca Arrial Cordeiro
Especialista
Simone Helena Schelder
Mestra
Giovanni Kuckartz Pergher
Mestre
Taisa Borges Grün
Doutora

Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Terapias Cognitivo Comportamentais

Neurociências e a Interface com as Terapias Cognitivo Comportamentais.

Fundamentos básicos da neuroanatomia e neurofisiologia do sistema nervoso central. Neuroplasticidade cerebral. Interação entre as estruturas neurais do sistema emocional com estruturas do sistema cortical. Bases biológicas dos transtornos mentais. Neurobiologia e Terapia Cognitivo Comportamental. Estratégicas terapêuticas baseadas em evidência.


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Fundamentos Históricos, Filosóficos, Epistemológicos e Teóricos das Terapias Cognitivo Comportamentais.

Desenvolvimento das terapias cognitivo comportamentais. Conceitos teóricos da Terapia Cognitivo comportamental. Desenvolvimento das crenças. Avaliação e formulação do caso em terapia cognitiva. Relação terapêutica e o empirismo colaborativo. Principais técnicas e estratégias cognitivas e vivenciais utilizadas nos atendimentos de crianças, adultos, casais e grupos.


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Conceitualização Cognitiva e Técnicas Cognitivas e Comportamentais.

O que é conceitualização cognitiva. Elementos básicos da conceitualização cognitiva. Níveis de conceitualização cognitiva. Técnicas e estratégias utilizadas para a elaboração da conceitualização cognitiva. Diálogo Socrático e Empirismo Colaborativo. Estudos de Caso.


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Principais Técnicas Cognitivas, Emocionais, Comportamentais e Vivenciais.

Revisão do modelo cognitivo e da formação da personalidade. Conceitos fundamentais do processo psicoterapêutico em terapia cognitivo comportamental. Principais técnicas cognitivas para evocação, avaliação, contestação, ressignificação de crenças e pensamentos. Principais técnicas para regulação emocional e treino de habilidades sociais. Técnicas vivenciais. Estratégias terapêuticas complementares.


15

Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos Depressivos (Unipolar e Bipolar).

Diagnóstico e instrumentos de avaliação. Comorbidades. Transtorno unipolar, bipolar e depressão maior. Modelos cognitivos da depressão e do transtorno bipolar. Tratamento integrado com farmacoterapia. Manejo do risco de suicídio. Técnicas e estratégias de tratamento na terapia cognitivo comportamental. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.


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Terapia Cognitivo Comportamental para Ansiedade Social, Ansiedade Generalizada e Fobias.

Conceituação e classificação geral dos Transtornos de Ansiedade. O diagnóstico, prevalência e prognóstico. Transtornos de Ansiedade Generalizada, Ansiedade Social e Fobias. Abordagens terapêuticas de escolha. Técnicas cognitivas e comportamentais aplicadas aos Transtornos de Ansiedade. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.


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Terapia Cognitivo Comportamental para o Transtorno do Pânico e Agorafobia.

Diagnóstico e instrumentos de avaliação. Epidemiologia. Transtorno do pânico e Agorafobia. Modelos cognitivos e comportamentais do Transtorno do pânico e Agorafobia. Aplicação da Terapia Cognitivo - Comportamental no tratamento do transtorno de pânico e agorafobia. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.


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Terapia Cognitivo Comportamental para o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Definição e diagnóstico do TOC. Patologias do espectro obsessivo. Teorias etiológicas. Aspectos psicofarmacológicos. Comorbidades. Modelos cognitivos e comportamentais do TOC. Estratégias comportamentais de tratamento. Terapia Cognitiva do TOC. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.


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Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos Relacionados a Trauma e Estressores.

Diagnóstico e instrumentos de avaliação. Epidemiologia. Conceito de estresse e estresse precoce. Tipos de transtornos relacionados à trauma e estressores. Modelos cognitivos e comportamentais do Transtornos relacionados a traumas. Aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento dos transtornos relacionados a traumas. Tratamentos combinados. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.


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Terapia Cognitivo Comportamental dos Transtornos por Uso de Substância.

Caracterização das dependências químicas. Diagnóstico e aspectos epidemiológicos. Modelo cognitivo das adicções e recaídas. Conceitualização de caso. Entrevista motivacional. Distorções cognitivas. Crenças permissivas. Prevenção de recaída. Técnicas e estratégias da Terapia Cognitivo comportamental aplicadas na dependência química. Tratamento farmacológico e psicoterápico combinado. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.


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Terapia Cognitivo Comportamental para Dependências Tecnológicas.

Caracterização das dependências tecnológicas. Diagnóstico e aspectos epidemiológicos. Modelo cognitivo da dependência tecnológica. Distorções cognitivas. Técnicas e estratégias da Terapia Cognitivo comportamental aplicadas nas dependências tecnológicas para crianças, adolescentes e adultos. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.


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Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos Sexuais.

Pressupostos teóricos e estratégias de intervenção clínica em Terapia Cognitiva Sexual nos diversos transtornos da sexualidade feminina e masculina. Semelhanças e diferenças entre a Terapia Cognitivo Comportamental, Terapia Sexual e Terapia Cognitiva Sexual. Processos psicofisiológicos da sexualidade feminina e masculina e as Disfunções sexuais femininas e masculinas. Técnicas e estratégias da Terapia Cognitivo comportamental aplicadas aos transtornos sexuais. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.


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Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos Alimentares

Características gerais dos Transtornos Alimentares. Diagnóstico e instrumentos de avaliação. Etiologia, evolução e prognóstico da infância à idade adulta. Comorbidades clínicas. Técnicas e estratégias da Terapia Cognitivo comportamental e cognitivo construtivista, aplicadas aos transtornos sexuais. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.


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Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos da Personalidade

Diagnóstico dos Transtornos de Personalidade. Características básicas dos transtornos de personalidade. Epidemiologia e comorbidades clínicas. Crenças hipervalentes/ hipovalentes em cada transtorno. Modelo Cognitivo dos Transtornos de Personalidade - Perfil Cognitivo. Técnicas e estratégias da Terapia Cognitivo comportamental e de terceira geração, aplicadas aos transtornos de personalidade. Terapia Cognitiva orientada para a recuperação - CT-R. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.


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Fundamentos em Terapia Cognitivo Comportamental para Crianças e Adolescentes

Princípios gerais da prática cognitiva na infância e adolescência. Técnicas comportamentais e cognitivas aplicadas na infância e adolescência. O relacionamento terapêutico na terapia infantil. Orientações para familiares. Abordagem psicoterápica dos transtornos mais prevalentes em crianças e adolescentes. Supervisão de casos clínicos.


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Terapia Cognitivo Comportamental para Casais

Teoria do Apego e tipos de vínculos afetivos. Os relacionamentos e a desregulação emocional. Expectativas irrealistas. O estresse e os relacionamentos. Comunicação assertiva e empatia. Habilidades importantes nas Teoria do Apego e tipos de vínculos afetivos. Os relacionamentos e a desregulação emocional. Expectativas Teoria do Apego e tipos de vínculos afetivos. Os relacionamentos e a desregulação emocional. Expectativas irrealistas. O estresse e os relacionamentos. Comunicação assertiva e empatia. Habilidades importantes nas relações íntimas. A Terapia Cognitivo Comportamental com casais. Crenças conjugais irracionais. O casal em conflito. Como trabalhar com a Terapia Cognitivo Comportamental com casais - Alvos, estratégicas e técnicas. Psicoeducação. Supervisão de casos clínicos.


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Tópicos Especiais I - Fundamentos em Terapia do Esquema

Teoria e prática da terapia do esquema. Transtornos de personalidade e esquemas. Avaliação e aplicação de estratégias de modificação de esquemas. Relacionamento Terapêutico. Estudo de caso clínico.


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Tópicos Especiais II - Fundamentos em Terapia Comportamental Dialética - DBT

Fundamentos teóricos e práticos da Terapia dialética comportamental - DBT. Principais aproximações da Terapia Cognitivo Comportamental com a Terapia dialética comportamental. Estudo de caso clínico.


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Tópicos Especiais III - Terapia Focada na Compaixão, Terapia de Aceitação e Compromisso e Mindfulness

Fundamentos teóricos e práticos da Terapia focada na compaixão e da terapia de aceitação e compromisso. Principais aproximações da Terapia Cognitivo Comportamental com a Terapia focada na compaixão e da terapia de aceitação e compromisso. Mindfulness. Estudo de casos clínicos.


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Tópicos Especiais IV - Fundamentos da Psicologia Positiva e a Psicoterapia Positiva.

Desenvolvimento da Psicologia Positiva. - Fundamentos históricos, filosóficos e teóricos. Forças e Virtudes. Avaliação em Psicologia Positiva. Conceitos da teoria do Bem estar - PERMA. Princípios gerais da prática e técncias utilizadas na Psicoterapia Positiva. Estudo de caso clínico.


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Investimento

20 parcelas de 699,00

Presencial

Proporcionar uma visão aprofundada dos fundamentos, estrutura, estratégias e técnicas das principais abordagens em terapia cognitivo comportamental.

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