| Objetivo
Proporcionar uma visão aprofundada dos fundamentos, estrutura, estratégias e técnicas das principais abordagens em terapia cognitivo comportamental, para permitir que o futuro profissional terapeuta cognitivo possa diagnosticar, conceitualizar e planejar intervenções psicoterápicas eficazes com crianças, adolescentes, adultos e casais.
| Público Alvo
Psicólogos, psiquiatras e residentes, estudantes de psicologia ou estudantes de especialização em psiquiatria.
| Justificativa
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. Além disso os transtornos mentais são considerados a principal causa de incapacidade, causando um em cada seis anos vividos com incapacidade. Destacam também que pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. A depressão e a ansiedade, transtornos já altamente prevalentes na população geral, aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia da COVID 19. No geral, a carga dos transtornos mentais continua crescendo, com impactos significativos sobre a saúde e as principais consequências sociais, de direitos humanos e econômicas em todos os países do mundo. Nesse sentido, o acesso aos cuidados de saúde e aos serviços sociais capazes de proporcionar tratamento e apoio social é fundamental, porém os sistemas de saúde ainda não responderam adequadamente à carga dos transtornos mentais. Como consequência, a distância entre a necessidade de tratamento e sua oferta é ampla em todo o mundo. Ainda de acordo dados da OMS, em países de baixa e média renda, entre 76% e 85% das pessoas com transtornos mentais não recebem tratamento. Em países de alta renda, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais estão na mesma situação. Frente a crescente demanda por tratamento especializado, se faz fundamental a ampliação da oferta de tratamentos eficazes para os transtornos mentais através de profissionais qualificados, destacando-se então o papel fundamental das instituições de ensino superior para suprir essa demanda de formação na área de saúde mental. Entende-se que os transtornos mentais são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento anormais, por isso o tratamento precisa ser multidisciplinar. E, neste contexto destaca-se a importância da psicoterapia, principalmente as abordagens baseadas em evidências, como é caso das terapias cognitivo comportamentais. A terapia cognitivo comportamental, é considerada na atualidade a abordagem psicológica com o maior número de pesquisas empíricas validando seus resultados. Inclusive, estudos sobre alterações neurobiológicas têm mostrado que a terapia cognitivo comportamental está associada com diminuição da atividade na região subcortical, associadas à disfunções emocionais, e também ao aumento da ativação nas regiões corticais frontais, associadas ao processamento racional das informações, do julgamento, da tomada de decisão, entre outras funções cognitivas. E, essas alterações estão relacionadas à utilização da reestruturação cognitiva. Além disso, a partir de estudos utilizando técnicas de neuroimagem funcional foi possível detectar mudanças no funcionamento de estruturas neurais associadas à intervenção psicológica. Essa descoberta evidenciou que as intervenções de ordem psicológica, cognitivas, emocionais e comportamentais, têm o potencial de modificar as redes de conexões sinápticas no cérebro, ou seja, produzir alterações no padrão de comunicação sináptica. E, com isso vemos que o status de deter um correlato neural associado a intervenções psicológicas, traz prestígio científico para as abordagens psicológicas baseadas em evidências, como é o caso das terapias cognitivo comportamentais. Frente a isso, a demanda pela terapia cognitivo-comportamental tem crescido em proporção maior que a quantidade de psicólogos formados na abordagem. Calcula-se que, em futuro próximo, haverá falta de profissionais para atender as necessidades da população em termos de psicoterapia cognitivo-comportamental. Esta é uma tendência que se verifica em todas as partes do mundo, atualmente, sendo de extrema importância essa formação para a região do Alto Vale do Itajaí.
| Perfil do Formando
No final do curso o profissional deverá: 1. Compreender os fundamentos teóricos e práticos das terapias cognitivo comportamentais e das principais terapias contextuais; 2. Conhecer e saber aplicar as principais técnicas cognitivas, comportamentais, emocionais e vivenciadas, utilizadas no processo psicoterapêutico; 3. Saber estruturar a sessão terapêutica, diagnosticar, conceitualizar e planejar intervenções psicoterápicas eficazes com crianças, adolescentes, adultos e casais; 4. Formular casos clínicos em termos cognitivos com base em uma avaliação inicial e na obtenção de informações nas sessões, e integrar sua conceituação com seu conhecimento de técnicas; 5. Compreender a aplicação de técnicas e estratégias cognitivas nas diferentes psicopatologias, conflitos e condições geradoras do sofrimento humano, e em diferentes contextos sociais; 6. Entender o fluxo da terapia e desenvolver a capacidade de identificar as metas críticas da terapia; 7. Dominar os princípios éticos da relação terapêutica; 8. Demonstrar habilidade na prática do questionamento socrático e psicoeducação.
Professores do Curso
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Disciplinas do Curso
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Neurociências e a Interface com as Terapias Cognitivo Comportamentais.
Fundamentos básicos da neuroanatomia e neurofisiologia do sistema nervoso central. Neuroplasticidade cerebral. Interação entre as estruturas neurais do sistema emocional com estruturas do sistema cortical. Bases biológicas dos transtornos mentais. Neurobiologia e Terapia Cognitivo Comportamental. Estratégicas terapêuticas baseadas em evidência.
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Fundamentos Históricos, Filosóficos, Epistemológicos e Teóricos das Terapias Cognitivo Comportamentais.
Desenvolvimento das terapias cognitivo comportamentais. Conceitos teóricos da Terapia Cognitivo comportamental. Desenvolvimento das crenças. Avaliação e formulação do caso em terapia cognitiva. Relação terapêutica e o empirismo colaborativo. Principais técnicas e estratégias cognitivas e vivenciais utilizadas nos atendimentos de crianças, adultos, casais e grupos.
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Conceitualização Cognitiva e Técnicas Cognitivas e Comportamentais.
O que é conceitualização cognitiva. Elementos básicos da conceitualização cognitiva. Níveis de conceitualização cognitiva. Técnicas e estratégias utilizadas para a elaboração da conceitualização cognitiva. Diálogo Socrático e Empirismo Colaborativo. Estudos de Caso.
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Principais Técnicas Cognitivas, Emocionais, Comportamentais e Vivenciais.
Revisão do modelo cognitivo e da formação da personalidade. Conceitos fundamentais do processo psicoterapêutico em terapia cognitivo comportamental. Principais técnicas cognitivas para evocação, avaliação, contestação, ressignificação de crenças e pensamentos. Principais técnicas para regulação emocional e treino de habilidades sociais. Técnicas vivenciais. Estratégias terapêuticas complementares.
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Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos Depressivos (Unipolar e Bipolar).
Diagnóstico e instrumentos de avaliação. Comorbidades. Transtorno unipolar, bipolar e depressão maior. Modelos cognitivos da depressão e do transtorno bipolar. Tratamento integrado com farmacoterapia. Manejo do risco de suicídio. Técnicas e estratégias de tratamento na terapia cognitivo comportamental. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.
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Terapia Cognitivo Comportamental para Ansiedade Social, Ansiedade Generalizada e Fobias.
Conceituação e classificação geral dos Transtornos de Ansiedade. O diagnóstico, prevalência e prognóstico. Transtornos de Ansiedade Generalizada, Ansiedade Social e Fobias. Abordagens terapêuticas de escolha. Técnicas cognitivas e comportamentais aplicadas aos Transtornos de Ansiedade. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.
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Terapia Cognitivo Comportamental para o Transtorno do Pânico e Agorafobia.
Diagnóstico e instrumentos de avaliação. Epidemiologia. Transtorno do pânico e Agorafobia. Modelos cognitivos e comportamentais do Transtorno do pânico e Agorafobia. Aplicação da Terapia Cognitivo - Comportamental no tratamento do transtorno de pânico e agorafobia. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.
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Terapia Cognitivo Comportamental para o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Definição e diagnóstico do TOC. Patologias do espectro obsessivo. Teorias etiológicas. Aspectos psicofarmacológicos. Comorbidades. Modelos cognitivos e comportamentais do TOC. Estratégias comportamentais de tratamento. Terapia Cognitiva do TOC. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.
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Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos Relacionados a Trauma e Estressores.
Diagnóstico e instrumentos de avaliação. Epidemiologia. Conceito de estresse e estresse precoce. Tipos de transtornos relacionados à trauma e estressores. Modelos cognitivos e comportamentais do Transtornos relacionados a traumas. Aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento dos transtornos relacionados a traumas. Tratamentos combinados. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.
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Terapia Cognitivo Comportamental dos Transtornos por Uso de Substância.
Caracterização das dependências químicas. Diagnóstico e aspectos epidemiológicos. Modelo cognitivo das adicções e recaídas. Conceitualização de caso. Entrevista motivacional. Distorções cognitivas. Crenças permissivas. Prevenção de recaída. Técnicas e estratégias da Terapia Cognitivo comportamental aplicadas na dependência química. Tratamento farmacológico e psicoterápico combinado. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.
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Terapia Cognitivo Comportamental para Dependências Tecnológicas.
Caracterização das dependências tecnológicas. Diagnóstico e aspectos epidemiológicos. Modelo cognitivo da dependência tecnológica. Distorções cognitivas. Técnicas e estratégias da Terapia Cognitivo comportamental aplicadas nas dependências tecnológicas para crianças, adolescentes e adultos. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.
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Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos Sexuais.
Pressupostos teóricos e estratégias de intervenção clínica em Terapia Cognitiva Sexual nos diversos transtornos da sexualidade feminina e masculina. Semelhanças e diferenças entre a Terapia Cognitivo Comportamental, Terapia Sexual e Terapia Cognitiva Sexual. Processos psicofisiológicos da sexualidade feminina e masculina e as Disfunções sexuais femininas e masculinas. Técnicas e estratégias da Terapia Cognitivo comportamental aplicadas aos transtornos sexuais. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.
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Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos Alimentares
Características gerais dos Transtornos Alimentares. Diagnóstico e instrumentos de avaliação. Etiologia, evolução e prognóstico da infância à idade adulta. Comorbidades clínicas. Técnicas e estratégias da Terapia Cognitivo comportamental e cognitivo construtivista, aplicadas aos transtornos sexuais. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.
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Terapia Cognitivo Comportamental para os Transtornos da Personalidade
Diagnóstico dos Transtornos de Personalidade. Características básicas dos transtornos de personalidade. Epidemiologia e comorbidades clínicas. Crenças hipervalentes/ hipovalentes em cada transtorno. Modelo Cognitivo dos Transtornos de Personalidade - Perfil Cognitivo. Técnicas e estratégias da Terapia Cognitivo comportamental e de terceira geração, aplicadas aos transtornos de personalidade. Terapia Cognitiva orientada para a recuperação - CT-R. Estudo de casos clínicos e supervisão coletiva.
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Fundamentos em Terapia Cognitivo Comportamental para Crianças e Adolescentes
Princípios gerais da prática cognitiva na infância e adolescência. Técnicas comportamentais e cognitivas aplicadas na infância e adolescência. O relacionamento terapêutico na terapia infantil. Orientações para familiares. Abordagem psicoterápica dos transtornos mais prevalentes em crianças e adolescentes. Supervisão de casos clínicos.
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Terapia Cognitivo Comportamental para Casais
Teoria do Apego e tipos de vínculos afetivos. Os relacionamentos e a desregulação emocional. Expectativas irrealistas. O estresse e os relacionamentos. Comunicação assertiva e empatia. Habilidades importantes nas Teoria do Apego e tipos de vínculos afetivos. Os relacionamentos e a desregulação emocional. Expectativas Teoria do Apego e tipos de vínculos afetivos. Os relacionamentos e a desregulação emocional. Expectativas irrealistas. O estresse e os relacionamentos. Comunicação assertiva e empatia. Habilidades importantes nas relações íntimas. A Terapia Cognitivo Comportamental com casais. Crenças conjugais irracionais. O casal em conflito. Como trabalhar com a Terapia Cognitivo Comportamental com casais - Alvos, estratégicas e técnicas. Psicoeducação. Supervisão de casos clínicos.
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Tópicos Especiais I - Fundamentos em Terapia do Esquema
Teoria e prática da terapia do esquema. Transtornos de personalidade e esquemas. Avaliação e aplicação de estratégias de modificação de esquemas. Relacionamento Terapêutico. Estudo de caso clínico.
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Tópicos Especiais II - Fundamentos em Terapia Comportamental Dialética - DBT
Fundamentos teóricos e práticos da Terapia dialética comportamental - DBT. Principais aproximações da Terapia Cognitivo Comportamental com a Terapia dialética comportamental. Estudo de caso clínico.
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Tópicos Especiais III - Terapia Focada na Compaixão, Terapia de Aceitação e Compromisso e Mindfulness
Fundamentos teóricos e práticos da Terapia focada na compaixão e da terapia de aceitação e compromisso. Principais aproximações da Terapia Cognitivo Comportamental com a Terapia focada na compaixão e da terapia de aceitação e compromisso. Mindfulness. Estudo de casos clínicos.
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Tópicos Especiais IV - Fundamentos da Psicologia Positiva e a Psicoterapia Positiva.
Desenvolvimento da Psicologia Positiva. - Fundamentos históricos, filosóficos e teóricos. Forças e Virtudes. Avaliação em Psicologia Positiva. Conceitos da teoria do Bem estar - PERMA. Princípios gerais da prática e técncias utilizadas na Psicoterapia Positiva. Estudo de caso clínico.
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Investimento
20 parcelas de 699,00
Presencial
Proporcionar uma visão aprofundada dos fundamentos, estrutura, estratégias e técnicas das principais abordagens em terapia cognitivo comportamental.
Tenho Interesse