Notícias

Acadêmicos dos cursos EaD têm palestra sobre a cultura afro-brasileira e africana

30/04/2025


Na noite de segunda-feira, 28 de abril, à convite da Profª M.ª Anielle Gonçalves, a palestrante Deizi Souza Fontanive, mais conhecida como Preta, esteve presente na Unidavi para uma conversa enriquecedora sobre a cultura afro-brasileira e africana. A palestrante bordou o tema ''Brasilidades'', para os cursos EaD, na disciplina de Extensão em Temas Transversais III.

Deizi, mulher negra, quilombola do Quilombo Urbano Flor da Serra (Carazinho/RS) e militante do movimento negro há mais de 16 anos, compartilhou com os participantes um panorama histórico da chegada dos africanos ao Brasil e sua profunda influência na formação da sociedade brasileira. A palestrante abordou manifestações culturais como a capoeira, o samba, a culinária e as religiões de matriz africana, destacando ainda a presença da cultura africana no vocabulário e nas expressões do português brasileiro.

Durante a palestra, Deizi também discutiu o papel de religiões como o candomblé e a umbanda na identidade cultural do país, e trouxe reflexões sobre o impacto do racismo na vida das populações afro-brasileiras, além de estratégias para a superação desse cenário. A importância das políticas públicas e de iniciativas de valorização da cultura afro-brasileira foi outro ponto central da sua fala.

Atuante em Rio do Sul há oito anos, Deizi é presidente da Associação Cultural Anastácia da Raça Negra (ACARNAP), integrante do Conselho de Cultura de Rio do Sul, e idealizadora do grupo de artesanato Ylê das Artes, que reúne artistas e artesãs em torno da valorização da diversidade e da cultura popular. Com sua experiência na organização da Semana da Consciência Negra e sua dedicação ao fortalecimento das raízes afro-brasileiras, Deizi emocionou e inspirou o público, reforçando a necessidade de reconhecer, respeitar e celebrar a diversidade cultural que compõe a identidade nacional.

A palestra ''Brasilidades'' foi um momento de intenso aprendizado, reflexão e conscientização. Através da trajetória, dos saberes e da vivência de Deizi Souza Fontanive, o público pôde mergulhar na riqueza e na diversidade da cultura afro-brasileira, reconhecendo a força, a resistência e as contribuições dos povos africanos na formação da sociedade brasileira.

''Mais do que relembrar fatos históricos, o encontro provocou uma reflexão profunda sobre a necessidade de valorizarmos nossas múltiplas origens e de combatermos as desigualdades que ainda hoje marcam a realidade do país. A fala de Deizi reforçou a importância de construir uma sociedade verdadeiramente plural, onde o respeito, a equidade e a celebração da diversidade sejam pilares fundamentais para o convívio e para a transformação social'', destaca a professora Aniele.

Compartilhe a notícia: