Unidavi realiza 14ª edição do CIEPE com participação internacional e debate sobre saúde mental na Era Figital

07/06/2024

Entre os dias 4 e 6 de junho, a Unidavi promoveu a 14ª edição do Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE). O evento, de abrangência internacional, contou este ano com a presença de gestores de universidades do Chile, Colômbia e México. Há 14 anos, a Unidavi organiza o CIEPE com o objetivo de promover a integração entre a Unidavi e demais instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina, do Brasil e também do exterior.

Os gestores internacionais participaram de um bate-papo com a reitoria, gestores e coordenadores de curso da Unidavi, onde puderam compartilhar suas práticas e conhecimentos. O tema do CIEPE deste ano foi ¿A saúde mental na era Figital: como estamos cuidando de nós mesmos?¿. A palestra de abertura, realizada na noite de 4 de junho no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, foi conduzida pelo músico e escritor Álvaro Fernando, que abordou o desafio de manter o equilíbrio entre estar constantemente on-line e estar verdadeiramente presente.

Nos dias 5 e 6 de junho, estudantes, egressos, professores e pesquisadores apresentaram seus trabalhos de pesquisa e extensão. A 14ª edição do CIEPE registrou o maior número de resumos inscritos em toda a história do evento, com um total de 776 trabalhos apresentados nas salas de aula do campus de Rio do Sul. Esses trabalhos representam os resultados das investigações realizadas no âmbito dos projetos de Iniciação Científica da instituição.

Além disso, foram apresentados projetos de Ensino e Inovação que têm contribuído para o desenvolvimento regional, bem como iniciativas de Extensão que aproximam a Unidavi da comunidade do Alto Vale do Itajaí e apoiam ações sociais relevantes. Para os acadêmicos, a participação no CIEPE é uma oportunidade de compartilhar seus estudos e pesquisas, praticar habilidades importantes para a vida profissional, como a capacidade de comunicar ideias de forma clara e eficaz, planejar e gerir bem o tempo, além de conhecer e interagir com outros pesquisadores da mesma área ou de áreas correlatas.

O XIV CIEPE foi possível graças ao apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).