Últimas Notícias
Notícias
Roda de Conversa é realizada com trabalhadores do setor de material reciclado
03/09/2021
Na manhã do 2 de setembro foi realizada no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), em Rio do Sul, a roda de conversa "A importância do Associativismo e da Economia Solidária na organização dos trabalhadores do setor de material reciclado". Estiveram presentes a vereadora Danielle Zanela, o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul, Ricardo Pinheiro, o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Adriano Pereira Martins, o funcionário da vigilância sanitária, Jaison Marcelo Domingos, o Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unidavi, Prof. M.e, Charles Roberto Hasse, o técnico da ITCP-FURBA, Alexandre Medina, representantes da ITCP da FURB e do Fórum Catarinense de Economia Solidária, Geisi Cristina Soares, Guilherme H. R. Kopsch, Denis Bambine e os pesquisadores do GTEC Social, Profª MªAnielle Gonçalves de Oliveira e o Prof. M.e. Andrei Stock.
O objetivo era apresentar alguns conceitos iniciais da economia solidária, do associativismo e do cooperativismo e mostrar aos participantes que a Unidavi e o GTEC Social estão dispostos a auxiliar na formação do empreendimento de economia solidária deles. Abordou-se, também, autogestão, democracia e algumas estruturas das associações.
Os representantes do Fórum Catarinense de Economia Solidária falaram sobre a importância do movimento, que busca pelos direitos e recursos públicos para os empreendimentos da economia solidária, trazem as demandas dos fóruns municipais e articulam em rede. Já o representante da ITCP da Furb falou a respeito da Cooperreciblu, que há 20 anos presta serviço em Blumenau.
"Conversamos com eles que seria interessante terem um galpão para que todos pudessem trabalhar juntos de forma associada, e nós ficamos de buscar alternativas de galpões para instalarem a associação. Nos colocamos à disposição para auxiliar em todo o processo de montar a associação ou cooperativa e para fazer o trabalho nas escolas no que se refere à valorização dos trabalhadores do setor de material reciclado perante a sociedade. Além disso, o diretor do Departamento do Meio Ambiente de Rio do Sul, Adriano Pereira Martins, disse que o setor está à disposição e tem interesse em auxiliar no processo de formação da associação. Disse que apenas 3% do lixo de Rio do Sul é reciclado, então eles têm muita oportunidade para crescer. Tem vários documentos que são isentos de custos para associações", finaliza uma das coordenadoras do GTEC Social, Prof.ª M.ª Anielle Gonçalves de Oliveira