Notícias

Acadêmicos de Educação Física participam de palestra e atividade prática sobre tiro esportivo

20/05/2021


Na noite do dia 17 de maio os acadêmicos da 3ª fase do curso de Educação Física Bacharelado tiveram uma vivência dentro da disciplina de Esportes Regionais, ministrada pelo coordenador do curso, Prof. M.e Júlio Cesar Nasário. É que os acadêmicos tiveram uma palestra com o egresso de Educação Física e Instrutor de Armamento e Tiro, Timóteo Spredemann.

Timóteo fez exposição teórica sobre os fundamentos do esporte e modalidades mais praticadas na região. Também foi explanado sobre aspectos legislativos acerca do tema, pois o tiro esportivo no Brasil é o único esporte controlado pelo Exército Brasileiro.

Para ser um atirador desportivo o indivíduo deve possuir o Certificado de Registro (CR). Segundo a Portaria nº 51 (2015) do Comando de Logística do Exército, em seu artigo 3º, "O Certificado de Registro é o documento comprobatório do ato administrativo que efetiva o registro da pessoa física ou jurídica no Exército para autorização do exercício de atividades com PCE (Produtos Controlados pelo Exército)", para tal deve-se: a) Filiar a um clube de tiro; b) Ser maior de 18 anos; c) Não ter antecedentes criminais; d) Realizar prova de capacitação técnica; e) Realizar avaliação psicológica; f) Preencher os requerimentos; g) Ter um local adequado para guarda do acervo.

Após a palestra os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar o tiro esportivo na prática na Arena .44 Magnun: O estande é um dos mais modernos e seguros do Brasil. Com sete boxes e pistas de 25 metros de comprimento, conta com transportadores de alvos via wi-fi, controlados por aplicativo no celular (um celular em cada box) para a prática do tiro esportivo, onde os acadêmicos receberam a instrução sobre as regras de segurança e manuseio de arma de fogo com pistolas, revólveres e espingardas.

"Tem uma frase que sempre gosto de dizer nas instruções: 'Atirar é divertido, mas não é brincadeira'. Os instrutores permanecem sempre ao lado dos clientes e sócios para sanar quaisquer possíveis quebras de segurança, além das medidas físicas como as paredes de concreto", explica Timóteo.

"É uma satisfação pessoal e profissional poder repassar meus conhecimentos para os atuais acadêmicos e futuros profissionais de educação Física, demonstrando na prática a importância de matérias como psicologia, didática, musculação e biomecânica são aplicáveis diretamente a esta grande área, bem como alguns puderam enfrentar seus medos. O tiro esportivo muitas vezes taxado com preconceito, mas é um esporte que gera novas amizades, alegria e descontração", finaliza o egresso da Unidavi.


Compartilhe a notícia: