Notícias

Programa Talento Inovador beneficia indústrias e profissionais

01/03/2021


O Programa Talento Inovador é uma parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC) e a Fundação de Fomento à Pesquisa, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

O objetivo é fazer a conexão entre profissionais (graduados ou pós-graduados) e empresas para a realização de projetos que solucionem problemas. Até o momento já foram firmados mais de 2 mil contratos, com mais de 600 indústrias. O suporte é feito pelo IEL, CNPq e FAPESC, que viabilizam a contratação de bolsistas, proporcionando mais de 50% de economia para a indústria. Entre as vantagens para os profissionais está a experiência adquirida, a capacitação em competências comportamentais, gerenciais e técnicas, alinhamento de teoria e prática, entre outras.

O engenheiro mecânico, Thiago Luchtenberg Sehnem, de 25 anos, ingressou pelo programa na Bovenau, em Rio do Sul, em dezembro de 2020. Ele está desenvolvendo inovações para os produtos que a empresa mais vende, fazendo reanálises e reengenharias que resultem em menos custos, melhorem o processo produtivo, a experiência do consumidor e o próprio processo de inovação. "Atualmente estamos finalizando a reengenharia do terceiro produto. Está sendo um grande desafio para mim. Nunca trabalhei numa empresa de grande porte. A cada dia consigo colocar meus conhecimentos à prova, tentando me reinventar, trazendo novas discussões e provocações, pensando fora da caixa. É muito realizador", afirmou Thiago.

As atividades dele precisam estar em sinergia com a equipe de engenharia para quebrar paradigmas na busca por inovações e assim tornar os produtos ainda mais eficientes. "Nós temos a equipe de engenharia, mas ela está focada em resolver as questões cotidianas e o Thiago chegou com um olhar de fora, com pesquisas, sugestões de mudanças e soluções", explicou Ever Grisol Melo, coordenador de engenharia.

A participação da Bovenau no programa veio por intermédio da FIESC Alto Vale do Itajaí. A contratação do bolsista é de um ano. Terminado o prazo, conforme tenha sido o desempenho do profissional, a empresa decide se faz sua efetivação. "É a primeira vez que participamos do programa e estamos surpresos com os resultados. Temos interesse em levar esta experiência também para outras áreas de empresa", afirmou Daniela Maschio, gestora industrial e da qualidade.

Saiba mais sobre o Programa Talento Inovador no site: ielsc.org.br

Fotos: Debora Claudio e arquivo Bovenau

Compartilhe a notícia: