Notícias

Artigo 170

27/09/2019


No dia 20 de setembro a Unidavi recebeu A IV Mostra Inclusão em Foco, um evento organizado pela comissão do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio do Sul e que teve como proposta falar sobre as novas narrativas de inclusão, não só das pessoas com deficiências mas também de outros grupos sociais que necessitam de atenção. 


E neste ano a Mostra contou com a participação de 31 bolsistas da Unidavi  que são beneficiados através do Artigo 170. "Eles auxiliaram na organização do local, decoração,  foram monitores nas salas de oficinas ajudando os professores, fazendo cobertura fotográfica e sendo guias de alunos cegos. Além disso, participaram de uma capacitação de sensibilização sobre por que participar da Mostra e puderam falar também sobre o que pensam da inclusão", explica a responsável pelo Núcleo de Orientação a Pessoas com Necessidades Especiais (NOPNE) da Unidavi e presidente Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio do Sul, Marizete Serafim Hoffmann.


O acadêmico da quinta fase de Direito da Unidavi, Fabrício da Silva, auxiliou no evento e conta como essa participação foi gratificante. "Eu havia participado da primeira Mostra e fiquei muito surpreso positivamente por ver como o evento cresceu. O quanto já foi agregado dentro da nossa Instituição e na sociedade, de modo geral. Foi importante esse trabalho de poder ajudar a mostrar esses nichos da sociedade que por muitas vezes são esquecidos, ou que não têm a visibilidade merecida, para que as pessoas tenham ciência da importância que essas pessoas têm no meio onde vivemos, seja no no ambiente de trabalho ou na universidade. Então foi muito prazeroso estar nos bastidores deste evento, organizando, vendo a dedicação de cada um que se propôs a trabalhar  e por poder cooperar para tornar este evento tão autêntico", comenta ele. 


"A participação dos bolsistas realmente foi maravilhosa. Só recebemos elogios da organização do evento", complementa Marizete. 


O que são as bolsas de estudo do Artigo 170?


São bolsas de estudo e bolsas de pesquisa concedidas pelo Estado, por meio de recurso financeiro do Artigo 170, para o pagamento total ou parcial das mensalidades dos estudantes economicamente carentes, regularmente matriculados nos cursos de graduação presenciais e EaD das Instituições de Ensino Superior. Além disso, o Artigo 170 integra o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) do Estado de Santa Catarina,que é executado pela Secretaria da Educação.


Todos os alunos beneficiados com Bolsa de Estudo através do Artigo 170 precisam cumprir 20 horas semestrais de projetos sociais, com visão educativa,  propostos pelas universidades em seus projetos de extensão aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Regional.


Compartilhe a notícia: