Notícias

Reunião Rede de Atendimento à criança e ao adolescente

27/06/2019


O Grupo Gestor/NISA composto pela rede de atendimento a criança e ao adolescente do município de Rio do Sul, além dos assuntos relevantes mensais, na reunião ordinária do dia (18), tratou de dois grandes temas que envolvem proteção e direitos das crianças e adolescentes. 

Estavam presentes representantes da Secretaria da Saúde Municipal, Ministério Público SC, Conselho Tutelar, Conselhos de Direitos da criança e do adolescente e da Pessoa com Deficiência, CAPS, Assistência Social, CASEP, Lar das Meninas, Escolas particulares, Educação, Polícia Militar, APAE, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Unidavi.

O primeiro assunto tratado foi a apresentação do Protocolo das Políticas de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, no Âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul. É muito importante que profissionais de toda rede de atendimento conheçam sobre o funcionamento das políticas, para não apenas saber que encaminhamentos realizar, mas também contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento de ações e políticas públicas que melhor possam atender necessidades de crianças e adolescentes. Neste sentido a informação torna-se o caminho mais curto e a garantia de efetivação das ações. O Protocolo poderá ser acessado no site https://grupogestor.wixsite.com/site

Outra discussão iniciada na reunião foi o estudo para viabilização de fluxo de Atendimento sobre Drogas e a prevenção. Uma dinâmica foi realizada com os profissionais presentes para que produzissem "narrativas" importantes do seu campo de atuação, no sentido de pensar como estão os atendimentos, que dificuldades enfrentam, e quais seriam as melhores estratégias de enfrentamento para o problema das drogas. Esta produção que poderia ser escrita ou desenhada foi de grande relevância para sentir o comprometimento e as responsabilidades que cada profissional tem diante das situações complicadíssimas que estamos vivenciando no município com relação ao uso e abuso de álcool e drogas por crianças e adolescentes. 

Percebeu-se ao final que a construção do fluxo se dará em dois caminhos: dos atendimentos e da prevenção. Na próxima reunião serão apresentados dados importantes de cada instituição da rede, pretende-se ter um diagnóstico fidedigno da rede de serviços, para que as ações se tornem assertivas e que contribuam para garantir proteção e direitos.


Compartilhe a notícia: