Notícias

Doença Celíaca?

20/05/2019


Quando não temos conhecidos com esta doença não entendemos o sofrimento da família, mas cerca de 2 milhões de brasileiros possuem esta doença, metade não sabe. A DC é uma reação autoimune do organismo provocada pela ingestão de glúten (Glúten é uma proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina, que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia). As células de defesa atacam o glúten, mas ao mesmo tempo atacam também as paredes do intestino, provocando uma atrofia na mucosa intestinal que impede a absorção dos nutrientes.

É uma doença crônica, e exige a eliminação TOTAL do glúten na dieta por toda a vida. A investigação para a conclusão do diagnóstico costuma seguir 3 passos: histórico familiar (é uma doença genética que pode indicar mais membros com a doença), exame de sangue (o teste sorológico visa detectar antígenos da doença), biópsia do intestino delgado por endoscopia (na endoscopia procura-se saber se as vilosidades - dobras - da mucosa intestinal foram agredidas e atrofiadas, esta é uma característica da Doença Celíaca). Se há alguém celíaco na família, vale a pena investigar se você também tem a doença.

O doente celíaco além de todo cuidado inerente a doença precisa também "confiar" nas embalagens dos produtos adquiridos. Não é fácil fazer uma dieta sem glúten já que muitos produtos industrializados utilizam trigo, cevada e centeio em suas composições. Por isso é de extrema importância o fabricante rotular corretamente seus produtos. A Resolução ANVISA/DC Nº 26 de 02/07/2015 estabelece as diretrizes para a rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. Entrou em vigor em 2016 e ainda encontramos inconsistências e erros graves (perigo!) nos rótulos. O alérgeno pode aparecer em qualquer estágio de fabricação, embalagem, transporte, manipulação, armazenamento e mesmo no ponto de venda.

A rotulagem correta é respeito à lei a ao cliente!

O entendimento, o esclarecimento e o respeito trarão a segurança necessária para os alérgicos poderem consumir os produtos sem medo mas, enquanto este dia não chega, seguiremos com o compromisso de alertar, informar e salvar.  

O glúten é tóxico para o celíaco, respeite essa condição!


Texto: Elisa Reinke Bonelli - mãe do Antônio - Tem a Doença Celíaca - diagnóstico desde junho de 2015.



Compartilhe a notícia: