Notícias

Direito

02/12/2019


De 11 a 13 de novembro os membros do Grupo de Pesquisa em Direito, Inovações e Bioética (Gedib), apresentaram trabalhos no IV Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política, que teve como temática a "Moralidade política e os fundamentos normativos da autoridade".

Participaram: Débora Maria Nagel, Eduardo Benkendorf, Elizeu de Oliveira Santos Sobrinho, Gustavo de Moraes Machado, Mickhael Erik Alexander Bachmann, Rafael Darolt Strelow e Virgínia Meirinho. 

O evento ocorreu na Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, sendo organizado pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de São Paulo (USP), pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Associação Brasileira de Direito Constitucional e Filosofia Política. 

Os trabalhos foram submetidos à avaliação e aprovados de acordo com sua aderência aos Grupos de Trabalhos (GT). Ao todo, foram aprovados cinco trabalhos que versavam sobre Filosofia Moral e Metaética (GT 7), Liberdades democráticas e suas restrições (GT 8) e O Comportamento Judicial no Brasil: perspectivas empíricas (GT 12). 


Conheça os trabalhos apresentados e os autores:


- O status moral dos animais não-humanos e seus reflexos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Elizeu de Oliveira Santos Sobrinho; Eduardo Benkendorf; Gustavo de Moraes Machado)


- Uma abordagem utilitarista acerca da manipulação genética de seres humanos (Rafael Darolt Strelow; Elizeu de Oliveira Santos Sobrinho; Débora Maria Nagel)


- Liberdade de expressão e conteúdo pseudocientífico: haverá limite para as liberdades de crença e de cátedra nas salas de aula do estado brasileiro? (Mickhael Erik Alexander Bachmann; Virgínia Meirinho; Elizeu de Oliveira Santos Sobrinho)


- O debate sobre fake news: poderá o posicionamento de John Stuart Mill auxiliar na resolução do problema contemporâneo? (Virgínia Meirinho; Mickhael Erik Alexander Bachmann; Eduardo Benkendorf)


- Animais não-humanos e o STF: uma análise acerca do art. 225, § 1º, VII (Elizeu de Oliveira Santos Sobrinho; Débora Maria Nagel; Rafael Darolt Strelow)

Para o professor Elizeu a experiência de participar de um evento internacional organizado por alguns dos melhores programas de pós-graduação da América Latina somente é possível quando se faz pesquisa séria. "O evento foi uma grande oportunidade de ouvir pessoalmente autores que são citados e utilizados constantemente como referencial teórico em muitas pesquisas, além de servir para estreitar parcerias de pesquisa e proporcionar a ampliação dos debates travados no grupo de pesquisa, comenta".

Professor Mickhael complementa afirmando que a Unidavi demonstra que acredita e pratica o tripé, Ensino, Pesquisa e Extensão, pois os pesquisadores do Grupo receberam apoio e incentivo na participação do evento e nas diversas atividades realizadas pelo Grupo de Pesquisa. "Carregar o nome de uma instituição como a Unidavi é uma grande responsabilidade e esperamos ter correspondido a altura. Em tempo, não podemos deixar de mencionar o incentivo e presteza do Diretório Central dos Estudantes, na pessoa de seu presidente Leonardo Linhares, parceiro do Gedib, pelo apoio e atenção aos acadêmicos que participaram do IV Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política", finaliza o docente.

Ficou interessado nos trabalhos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Direito, Inovações e Bioética? 

Entre em contato com os coordenadores: mickhael@unidavi.edu.br e/ou elizeu.oliveira@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: