Notícias

Doutora em Ciências da Saúde

06/11/2019


A professora da Unidavi, Franciani Rocha, defendeu a Tese de Doutorado em  Ciências da Saúde. O curso foi realizado através do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde - PPGCS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

A docente abordou o Tema: Frequência e fatores associados à mortalidade e déficit cognitivo, sintomas de depressão e ansiedade em sobreviventes de unidades de terapia intensiva: um estudo de coorte prospectivo.

Ela conta que a pesquisa faz parte de um estudo de coorte multicêntrico realizado em mais 10 hospitais brasileiros. Com os achados da tese, elucidando apenas um centro, foi possível observar que o paciente que passa um certo período da hospitalização em ambiente intensivo pode desenvolver disfunção cognitiva, sintomas de depressão e ansiedade. "Sendo que estas comorbidades podem acompanhar estes pacientes por meses e até anos. A mortalidade muitas vezes não acontece no ambiente hospitalar, mas em muitos casos acaba sendo postergada para os meses subsequentes", complementa.

Ela explica que os achados deste centro e dos demais poderão evidenciar os principais desfechos relacionados ao paciente sobrevivente assim como as variáveis preditoras que possam estar sendo um fator de risco para a piora do quadro, assim como o inverso, as variáveis de proteção para a diminuição das comorbidades associadas no longo período hospitalar onde parte foi em UTI.

Professora Franciani agradece à Orientadora: Dr.ª Maria Inês da Rosa e Co-orientador: Dr. Felipe Dal-Pizzol.

Compartilhe a notícia: