Notícias

Proesde Licenciatura

28/10/2019


Desde o início do ano, o acadêmico da sexta fase do curso de Educação Física - Licenciatura da Unidavi, João Marcos de Brito, de 23 anos, acorda às 5h30min aos sábados e percorre cerca de 90 km para chegar a Rio do Sul. É que ele é um dos alunos beneficiados pelo Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) - Licenciatura, da Secretaria de Estado da Educação, e precisa se deslocar de Rio do Campo, onde mora, para participar das aulas do programa, que acontecem semanalmente, das 8h às 17h, no campus Rio do Sul da Unidavi.

O Proesde tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em Cursos de Graduação, e visa formar  profissionais da educação capazes de intervir e contribuir na melhoria da qualidade da educação básica de Santa Catarina. 

João conta que, além da bolsa de estudo de 100%, participar do Proesde trouxe inúmeros outros benefícios a sua formação. "Neste ano estamos estudando o Novo Ensino Médio.  Então selecionamos algumas escolas-piloto para realizarmos visitas e verificarmos como está a estrutura, a capacitação dos professores, se eles sabem o que está acontecendo e como vão ser realizadas as mudanças. Todas essas atividades contribuem para que eu agregue mais conhecimento e experiências a minha formação. No primeiro semestre do ano, por exemplo, eu prestei um concurso público na cidade de Mirim Doce e, graças aos debates e estudos sobre Políticas Públicas que tive no Proesde, passei em primeiro lugar na prova. Não pude assumir porque ainda não sou formado, mas foi bem gratificante obter esse resultado", explica ele. 

De acordo com a coordenadora do Projeto de Extensão Proesde Licenciatura da Unidavi, Prof.ª M.ª Naiara Gracia Tibola, é perceptível o quanto o Proesde auxilia na Formação dos Estudantes. "Como também sou professora do programa, é notável o diferencial destes acadêmicos que lapidam ao longo do curso suas opiniões sobre a educação, e se destacam nos processos seletivos, concursos e no  local de trabalho onde já estão inseridos". 

Por todos esses benefícios, João afirma que os esforços para participar do Proesde têm valido a pena. "Percebi que muitos acadêmicos que moram aqui perto não se inscrevem pelo fato das aulas serem aos sábados. Todos nós que estamos fazendo, realmente precisamos sacrificar nossos sábados. Mas é um esforço que vale muito. Eu, com certeza, aconselho as pessoas a se inscreverem nos editais e participarem. Porque é uma experiência que soma e que vai ser um diferencial em nossa carreira. Além do conhecimento, você tem a oportunidade de socializar com os colegas, construir vínculos  e um bom relacionamento entre professor e alunos", conclui o acadêmico.


Compartilhe a notícia: