Notícias

Mestra em Administração

31/01/2019


A Professora da Unidavi, Sônia Regina da Silva, foi aprovada no Programa de Pós-graduação em Administração, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. O curso é uma parceria com a Unidavi e a docente é Mestra em Administração.

Sônia desenvolveu o tema: Análise do processo comunicacional por meio de tecnologias móveis e sem fio na gestão de desastres naturais, orientada pela Prof.ª Dr.ª Amarolinda Iara da Costa Zanela Klein. "Como estratégia de pesquisa foi realizado um estudo de caso único em Rio do Sul, cidade que, quase que anualmente, enfrenta a problemática de inundações", explica a Mestra.

O estudo objetiva analisar como ocorre o processo comunicacional na gestão do risco de inundações, por meio do uso de Tecnologias Móveis e sem Fio, entre as instituições de defesa civil e a população estabelecida em áreas inundáveis. Busca, ainda, identificar a percepção dos atores sobre a qualidade das informações de alertas recebidos por meio de tecnologias móveis e as vantagens e desvantagens do seu uso na comunicação de risco. 

Um resumo

A combinação de eventos climáticos severos e desastres naturais tem suscitado preocupações em todas as sociedades. Globalmente organismos internacionais promovem e coordenam iniciativas de prevenção e redução do risco de desastres e convocam as nações para tal compromisso. No Brasil, um avanço ocorreu com a instituição da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil por meio da Lei 12.608/2012, que dentre outros aspectos, reorienta a gestão do risco de desastre que compreende três ações distintas e inter-relacionadas: prevenção, mitigação e preparação. Estas ocorrem de forma multissetorial nos níveis federal, estadual e municipal e exigem ampla participação comunitária. Neste contexto entram as Tecnologias de Informação Móveis e Sem Fio, cujo desenvolvimento nas últimas duas décadas as colocou em evidência como importantes recursos para assistência em cenários inesperados e disruptivos e, desempenham um papel cada vez mais positivo como ferramentas de comunicação de risco de desastres. 

Sonia dedicou o trabalho "à brava gente que, no vai e vem das águas, não desiste de lutar" e faz os agradecimentos. "À família, pelas palavras e abraços. Refúgio em qualquer momento; Aos amigos, pelos incentivos e compreensão das ausências; A Unidavi, pela oportunidade e apoio; À Unisinos, seus excelentes professores e membros da banca, pelos conhecimentos; À Professora Amarolinda, por mostrar que pesquisar e orientar vai muito além do que unir teorias e métodos. É preciso alma e coração; e aos alunos de antes, de agora e os que estão por vir, razões para mais esta conquista".

Compartilhe a notícia: