Últimas Notícias
Notícias
Uniarte 2018
26/09/2018
"A escola de hoje deve ser um espaço de reinvenção, um espaço onde possibilite romper amarras, onde nela se construa um laboratório criativo de ideias que permita reflexões acerca das necessidades desse mundo contemporâneo."
Prof.ª Eliana Bertoli Costa
É com essa percepção que Professora Eliana, que leciona Arte, participou da organização de mais uma edição do UniArte, neste ano com foco na sustentabilidade e no tripé apreciação, produção e reflexão. "Fundamentados nesse tripé, a Uniarte, através de atividades interdisciplinares, procura representar as aspirações de seu tempo redesenhando modelos de desenvolvimento, reconstruindo uma nova cultura baseada em valores sustentáveis, sendo que uma das funções da arte contemporânea é da conscientização da sociedade e de seu papel no mundo, através do fazer artístico a fim de dialogar com as pessoas sobre o seu fazer e o resultado desse fazer", complementa.
A abertura do evento aconteceu na manhã de hoje(26) e trouxe exposições fantásticas, colocando em prática a criatividade de cada aluno. "Além de fomentar o saber, o foco principal é a arte conceitual, no qual se discute, primeiramente, as manifestações artísticas", ressalta a Docente.
O Colégio Unidavi de forma interdisciplinar busca possibilidades de diálogos entre os campos do conhecimento e a arte, materializando ideias.
A Exposição acontece até sexta-feira(28), em diversos locais e envolve as disciplinas de Artes, Ciências, Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Biologia, Sociologia e Filosofia. "A interação das disciplinas possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, surgindo também como forma de superar a fragmentação entre as disciplinas do currículo escolar. Proporcionando um diálogo entre elas e obviamente a compreensão da realidade que nos cerca", completa Prof.ª Eliana.
Visite os espaços UniArte:
Bloco G - Instalação: Moléculas de Sal e Manequim Itinerante
"Moléculas nos constituem e estão em nossas ações cotidianas; mais do que possamos imaginar! O sal de cozinha acompanha nosso paladar, temperando nossos alimentos, equilibrando o funcionamento do nosso corpo - sem excessos! A Instalação nos faz refletir sobre sobre nossas escolhas, e o resultado dessas escolhas,no que diz respeito a alimentação".
Alunos envolvidos: 2º ano EM.
Disciplinas envolvidas:
Arte: Professora Eliana Bertoli Costa
Biologia: Professora Sandra Aparecida dos Santos
Química: Professora: Mariane Ribeiro Gomes
Hall de entrada e gramado - Desafios da ONU - Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Final do Colégio Universitário UNIDAVI, discutiram essa e outras questões e criaram uma Intervenção com mãos de gesso, brancas e pretas" com o objetivo principal de sensibilizar o observador em relação a temática abordada.
Afinal somos apenas uma raça: A RAÇA HUMANA.
Disciplinas envolvidas:
Arte - Professora Eliana Bertoli Costa
Geografia - Professor Eduardo Heusser
Hall de entrada - A moda conceitual surgiu da arte conceitual na década de 60, objetivou romper padrões pré-estabelecidos pela sociedade. Evidenciando esse pressuposto a moda conceitual nos convida a refletir sobre conceitos de beleza. Fundamentados no Movimento Moderno, os alunos do 1º ano Ensino Médio, criaram modelos inspirados no Impressionismo, Expressionismo, Fauvismo, Futurismo, Surrealismo, Dadaísmo e Pop Art usando materiais alternativos na construção de modelos.
Disciplinas envolvidas:
Arte - Professora Eliana Bertoli Costa
Língua Portuguesa - Professora Fábia Peron
Filosofia - Professor Everton Leandro Chiodini
Hall de entrada - Op Art - Ilusões de óptica
A Matemática, a Arte e a ilusão de ótica estão diretamente relacionadas. E partindo desse diálogo entre as duas disciplinas, o 7º ano do Colégio Universitário Unidavi, colocou em prática conceitos por eles adquiridos criando composições de ilusão de ótica, Materiais utilizados: Papelão.
Disciplinas envolvidas:
Arte: Professora Eliana Bertoli Costa
Matemática: Professora Luciane Hoffmann
Cantina - Memórias - Por meio da memória, relembramos fatos que já foram passados, sejam eles individuais ou coletivos, compondo uma História. O autorretrato biográfico traz a tona essas memórias, fazendo-os refletir sobre sua história de vida, sua construção enquanto sujeito e participe de uma sociedade carente de transformações. A construção do autorretrato fundamenta-se no fotógrafo Vik Muniz, que evidencia em suas obras questões sociais relevantes, criando então uma composição autobiográfica. Partindo desse pressuposto e da importância do "reciclar" os alunos do 6º ano criaram coletivamente um conto maravilhoso e cheio de aventuras.
Disciplinas envolvidas:
Arte: Professora Eliana Bertoli Costa
Língua Portuguesa: Professora Márcia Pires
História: Professora Eden Luciana Boing Imhof
Cantina- Pirâmide da Globalização
A palavra globalização é a junção de ¿global¿ e "ação", sendo assim, podemos defini-la como mundo conectado. Esse fenômeno teve início no século XV com as grandes navegações, encurtando as distâncias do mundo. Desse modo, a globalização permitiu o surgimento das transnacionais, que são empresas que têm atuação em diversos países, exemplo: Coca Cola, Nike, Adidas, Ford, Microsoft, Apple e Samsung. Essas empresas buscam benefícios em países menos desenvolvidos, como: mão de obra barata e menos impostos. Como consequência desse fenômeno, podemos encontrar pontos positivos, como avanços tecnológicos que permitem um grande avanço em comunicação, informação e transportes. Encontramos também pontos negativos, pois o fenômeno não atinge todas as regiões do planeta igualmente, causando uma grande desigualdade. Refletindo sobre, uma Instalação foi montada com mais de 5000 mil latas, com objetivo de "dialogar" com as pessoas, para que reflitam sobre o consumo exagerado.
Disciplinas envolvidas:
Arte: Professora Eliana Bertoli Costa
Geografia: Professor Gilbran Avancini
Matemática: Sueli Krug Giehl
Hall de entrada, escada - Tartaruga.
"A poluição dos rios e mares influenciam diretamente na vida dos seres que os habitam, provocando-lhes doenças, má formações e até a morte. Os materiais que contribuem para esse cenário são basicamente produzidos e utilizados pelas pessoas, em particular embalagens e restos plásticos. O litoral catarinense é vítima dessa situação!!!!!!! Sensibilizados pelas ações que refletem nesse contexto, estudantes do 3o ano EM, investigaram nas aulas de Química, as propriedades desses materiais, bem como formas de utilização e seus descartes; chegando na Biologia, à caracterização da biodiversidade e efeitos sobre ela." A arte surge aí para conversar com as pessoas da necessidade de mudarmos nossas atitudes frente a um quadro grave de não preservação ambiental.
Disciplinas envolvidas:
Arte: Professora Eliana Bertoli Costa
Biologia: Professora Sandra Aparecida dos Santos
Química: Professora: Mariane Ribeiro Gomes
"Que todos respirem arte..."