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Arquitetando soluções para habitação social

03/09/2018


Os alunos do Curso de Arquitetura tiveram uma aula diferente na última semana. O desafio foi projetar na parede da sala de aula os estudos sobre habitações para grupos específicos. A experiência foi na disciplina de Disciplina Arquitetura Moderna e Contemporânea Latina Americana, orientada pela professora Marina Bernardes. 

A professora explicou que a atividade foi pegar diversas referências da América Latina para trabalhar uma proposta de habitação social pro Brasil. Assim, a turma foi dividade em grupos: imigrantes, idosos, indígenas, universitários, Lgbt, sem teto e famílias em área de risco. Os acadêmicos tiveram que propor uma habitação com metragem máxima de 60m², seguindo os parâmetros básicos das casas sociais brasileiras. Tinham que trazer soluções econômicas e que trouxessem inovação. 

A atividade foi propor, imaginando que a habitação fosse implantada por espécie de programa nacional de habitação. E o foco principal é fazer com que esse trabalho tenha um usuário. "São grupos que de certa forma são desassistidos pela sociedade. Por exemplo os universitários que se mudam para estudar, ele não tem condições de ter uma habitação. A gente não hoje um programa de moradia para esses estudantes. Temos moradia mas elas fogem muito do padrão financeiro que o estudante pode pagar", explica a professora.

Aplicar o estudo dos projetos na parede fez parte do exercício. "Projetando na parede a nossa ideia foi trabalhar a volumetria, a parte esquemática do projeto, a projeção 3d. Fizemos na parede a volumetria para entender a forma do projeto" contou a professora Marina. 


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