Notícias

Sustentabilidade, saúde

07/06/2018


Você traz a bike, nós fornecemos o Bicicletário!

Há tempos a Unidavi passa por reformas e revitalizações, o mais importante disso é que tudo é feito pensando no bem-estar dos alunos, funcionários e professores. Além de toda a revitalização da área verde, espaços internos e externos, foi reformado o bicicletário. O espaço fica próximo ao estacionamento da Instituição e dispõe de 44 vagas em dois paraciclos.

Para o Vice-reitor, Prof. Alcir Texeira, as ações de melhorias são necessárias pois proporcionam conforto e bem-estar a todos que acessam à Unidavi. "Nosso objetivo é melhor atender à comunidade acadêmica, tanto àqueles que deslocam de carro ou moto quanto os que se utilizam de bicicletas. Procedemos ampliações, sinalizações, ajardinamento e iluminação nos estacionamentos externos para veículos e motos, além da instalação de paraciclos, cobertura, calçamento e iluminação para o bicicletário, anexo ao estacionamento principal e frontal do Campus Sede", complementa.

A instalação dos paraciclos, como são chamados os suportes para guardar as bikes, vem de uma parceria com a empresa Woie Bike, localizada em Rio do Sul. Para o empresário, Joel Rodrigues, esta junção é bastante gratificante. "Pra nós, a Unidavi sempre foi uma referência em educação e projetos que envolvem a sociedade. Conseguir a aprovação para esse orçamento é uma grande conquista para ambas as partes. Para nós, é o combustível que alimenta o desejo de continuar transformando positivamente a realidade das pessoas e cidades, para Unidavi acredito que reforça o título de "pensar grande desde pequeno"", completa.

Além de sustentável, a bicicleta é ecologicamente correta, economicamente viável e aceita por todos. O Acadêmico do curso de Jornalismo e funcionário da Rádio Unidavi, Jorge Matias, usa diariamente a bicicleta e comenta que o espaço é bastante importante, seguro e amplo. "Usar a bicicleta é uma forma de se manter em exercício e tê-la onde guardar, com segurança, é melhor ainda", ressalta.   

Por que ir de bike?

Joel enfatiza que a bicicleta vai muito além de um simples meio de transporte, é um novo estilo de vida e uma grande solução para os quatro maiores problemas sociais que se enfrenta no mundo. Entre eles está a mobilidade urbana, o aquecimento global, a saúde pública e economia. Todos esses problemas são gerados por um meio de transporte completamente ineficiente que rouba os espaços que deveriam ser destinados às pessoas, poluem o meio ambiente desde a sua fabricação, gera os maiores problemas de saúde pública e ainda rouba mais de 60% da renda das famílias que poderiam ser destinadas à educação de qualidade, lazer e viagens pelo mundo.

Os paraciclos

Por meio de pesquisas se descobriu que apenas 3,4% da população usa a bicicleta como meio de transporte. Joel explica que, por não se conformar com esse número, sua equipe foi às ruas entender o porquê. "Constatamos que 90% das pessoas não usam a bicicleta por não ter estruturas adequadas e seguras para estacionar suas bikes, não existem bicicletários nas empresas, nos prédios e muito menos nas praças e parques públicos. Pesquisamos os modelos existentes, encontramos as grandes falhas e criamos os inovadores sistemas de paraciclos verticais, projetados pensando na otimização dos espaços, segurança e praticidade", argumenta. 

Joel, para ir de bike, tem idade?

"Não tem idade! Temos experiências de clientes que levam seus bebês nas cadeirinhas em seus passeios, incentivando o uso desde pequenos, assim como temos clientes que começaram a pedalar após os 60 anos e melhoraram drasticamente sua qualidade de vida com a mudança de hábito".

Unidavi, tudo para que seu ensino seja superior!

Compartilhe a notícia: