Notícias

Jogue lixo, sim!

18/04/2018


Lixo seco pra cá, lixo orgânico pra lá!

E se, por alguns instantes, você se deparasse com uma montanha de lixo em sua casa, na sua universidade, nas ruas por onde passa? Como você agiria? Você separa seu lixo ou acredita que orgânico e reciclado são tudo "farinha do mesmo saco"? A turma da 5ª fase de Arquitetura e Urbanismo, preocupada com o tema, criou o Projeto Intervenção.   

A Prof.ª Katiane Michele Gorges Folcz, que leciona Introdução à Sustentabilidade, explicou que tudo iniciou com uma atividade sobre o lixo. "Fizemos uma pesquisa em sala, onde as respostas deveriam ser dadas sob uma ótica fora da Unidavi, que fosse falado como é feito nas residências dos alunos. Eles perceberam que as respostas eram gritantes e várias pessoas não sabiam como separar o lixo, assim surgiu a intervenção arquitetônica", explica.

A ideia tem a contribuição da Prof.ª M.ª Patrícia Mônica Moretti, que leciona História da Arte e Arquitetura Contemporânea. "A intervenção, na história da arte, vem para provocar alguma situação, ela é uma provocação e queremos expor o lixo para chamar a atenção de todos que estão na Unidavi", ressalta.

Na disciplina de Introdução à Sustentabilidade se focou muito o assunto de como o lixo é descartado e como é feito a separação (domiciliar, institucional, etc). "Queremos conscientizar e, após isto, mostrar o que a Unidavi está fazendo neste sentido. E mais, que os alunos da graduação e do colégio universitário podem fazer a diferença aqui dentro", complementa.

Em conversa com o Chefe de Resíduos Sólidos do Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio do Sul, Rodrigo Calheiro, que apoia e incentiva a intervenção, caso ocorra tudo dentro dos conformes, este projeto pode ser levado à comunidade. "Penso que é preciso haver um desdobramento para a comunidade externa, que é onde entra a extensão. Levar esta ideia para o projeto Circuito Unidavi, nas cidades do Alto Vale, e mostrar como separar o lixo, conscientização, entre outros", comenta a Prof.ª M.ª Emanuela Jorge, que desenvolve projetos no setor de Extensão da Unidavi.


As ações:

Recolhimento do lixo pelas colaboradoras da higienização, sem separação ou descarte;

Montagem dos sacos de lixo, em redes e corredores que levam até a biblioteca;

Redes na cantina e outros espaços; 

Lixo exposto no Bloco G;

Recolhimento dos lixos nas mesas da cantina.

Prof.ª Patrícia percebe que crianças pequenas separam os lixos, elas não deixam a mesa suja ou lixos pelo chão. "Já com os alunos da graduação é diferente, precisamos fazer com que se sintam responsáveis pelo lixo que produzem ou que ocasionaram. O preço é alto, pelo fato de não sermos responsáveis pelo nosso lixo", completa.

Para a Docente, é preciso uma transformação no sentido de ação. "Vic Muniz, artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, sempre trabalhou com lixo e acreditou que ele tinha uma importância, nós também precisamos acreditar", finaliza Patrícia. 

"Seja conhecido pelo seu jeito bonito de cuidar da vida."

Compartilhe a notícia: