Notícias

Educação continuada com Agentes Comunitários de Saúde

24/10/2018


Na manhã dessa terça-feira (23), no Laboratório de Habilidades Clínicas da Unidavi aconteceu uma atividade prática de educação permanente que foi oferecida ao grupo de Agentes Comunitários de Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Bela Aliança, de Rio do Sul. A atividade foi planejada e executada pelos acadêmicos Renan Willemann Hillesheim e Matussa Dana Müller, da 10ª fase do curso de enfermagem, que são orientados pela Professora e Enfermeira Thayse Rosa.

A ação está atrelada à unidade curricular da disciplina de Estágio Supervisionado II, na qual os estudantes implementam uma atividade de educação em saúde (para a comunidade) e outra de educação continuada (para os profissionais da equipe de saúde da UBS) no decorrer do semestre.

O tema abordado na atividade foi referente a prestação de primeiros socorros, com foco na prática da técnica de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) para leigos, conforme preconiza as diretrizes de 2015 da American Heart Association.

Segundo Renan e Matussa, que concluem a graduação ainda esse ano, "os Agentes Comunitários de Saúde atuam fazendo um elo entre a comunidade e o serviço de saúde e não precisam ter formação na área da saúde para exercer esta função. Porém, com mais frequência que a população em geral, podem se deparar com situações críticas e precisam saber como agir nestes momentos. Foi isso que nos levou a abordar este tema, somado ao fato de que a equipe de Agentes Comunitários de Saúde do bairro em que estamos fazendo nosso estágio é composta por profissionais muito interessadas, que trabalham nisso porque realmente gostam do que fazem. A atividade com certeza rendeu bons frutos".

"A educação continuada é uma das atribuições do profissional enfermeiro. Esta ação possibilitou aos discentes planejarem a atividade do início ao fim, para isso foi necessário um levantamento teórico exaustivo, adequação didática do conteúdo para o público alvo, estabelecimento de estratégias e por fim, a execução prática propriamente dita", enfatiza a professora da dupla, professora Thayse.

Para Cintia, uma das integrantes do grupo que recebeu o treinamento, "participar desta atividade foi uma oportunidade única, onde aprendemos coisas novas e atuais, além de sanarmos várias dúvidas sobre a prestação correta dos primeiros socorros. Agora me sinto menos insegura para, caso seja necessário, prestar os primeiros socorros a alguém. Com essa atividade conseguirei colocar em prática os conhecimentos adquiridos, de forma segura tanto para mim, quanto para quem necessitar do meu socorro".

Compartilhe a notícia: