Notícias

Acessibilidade

09/11/2017


Todos os setores e acessos da UNIDAVI estão sendo avaliados para um projeto de acessibilidade, desenvolvido pelo Sr. Ernesto Muniz da Engenharia Muniz. Foram verificadas as adaptações necessárias nas estruturas para que todos tenham livre acesso. "As reformas devem iniciar em 2018. Já temos uma boa acessibilidade arquitetônica, porém precisa ainda de algumas adaptações, como por exemplo nos banheiros, na biblioteca, em algumas rampas de acesso", explica a Responsável pelo Núcleo de Orientação a Pessoas com Necessidades Especiais - Nopne, Marizete Serafim Hoffmann.  

Marizete enfatiza que antigamente os projetos arquitetônicos não levavam em consideração a acessibilidade. "Por isso é que, hoje, precisamos olhar para construções e fazer as adaptações necessárias. Assim também acontecem com a mobilidade urbana e os transportes. Creio que no futuro teremos menos barreiras e mais autonomia para pessoas com deficiência", esclarece.  

Dia 03 de dezembro é a data internacional de luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Dia 04, na UNIDAVI, acontece uma mesa redonda com os responsáveis técnicos das secretarias dos transportes, do setor de urbanismo, do sindicato dos taxistas, das empresas de ônibus circular e do Ministério Público. O evento é organizado pelo Conselho estadual e Conselho Municipal dos Direitos da pessoa com deficiência de Rio do Sul. "Discutiremos sobre a acessibilidade urbana, considerando o novo paradigma de inclusão e abordar o sistema de transporte sob a ótica desse tipo de mobilidade, onde todos os seus elementos: veículos, terminais, estações, pontos de parada, vias principais e acessos, se comuniquem e se complementam, oferecendo livre acesso a todos, em todos os lugares", finaliza Marizete.

Compartilhe a notícia: