Últimas Notícias
Notícias
UNIDAVI 40 anos: sonhos, ideais e realidade
10/07/2006
UNIDAVI 40 anos: sonhos, ideais e realidade
Dia 7 de julho de 1966. Uma mesa de bar. Um grupo de amigos. Uma idéia: criar uma faculdade. Um brinde com xícaras de café. Tem início a história do Ensino Superior no Alto Vale. Uma luta. Várias batalhas vencidas.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Dia 7 de julho de 2006. A conquista do sonho construído em 40 anos. Uma festa. Um orgulho.
A UNIDAVI completou 40 anos de história na sexta-feira com eventos que buscaram o reconhecimento de todos que colaboraram nesta caminhada e a valorização dos que passaram pelos corredores dos câmpus.
As comemorações iniciaram em março e se prolongam durante todo o ano, mas o dia 7 foi especial. Às 10h foi inaugurado o ¿Marco 40 anos¿ defronte ao Bloco E, no câmpus principal e, em seguida, ocorreu o plantio de uma muda de Pau-Brasil.
Na mesma manhã ocorreram homenagens póstumas no Cemitério Evangélico de Rio do Sul. Os túmulos do idealizador Guilherme Gemballa e do colaborador, Bertoldo Eger, receberam flores e orações.
A tarde foi reservada para a Assembléia dos Reitores das universidades da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). O encontro é realizado todos os meses, e dessa vez, também em homenagem à UNIDAVI foi em Rio do Sul. Os reitores se reuniram às 15h na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores.
A noite foi marcada por mais homenagens. O Parque Universitário Norberto Frahm recebeu um público especial na solenidade que contou com algumas surpresas: apresentação do vídeo institucional, do qual alunos e funcionários encenam fragmentos da história entre 1964 e 1984; da Banda Marcial da UNIDAVI e do Coral da UNIDAVI, além de homenagens aos fundadores e ou familiares, colaboradores e ex-alunos.
O atual reitor e co-fundador, Viegand Eger, que também recebeu homenagem especial, os presenteou com medalhas e com o livro personalizado: ¿UNIDAVI - A conquista de um Sonho 1966-2006¿, em reconhecimento ao apoio recebido durante essas quatro décadas de existência.
Monumento
De acordo com o idealizador do monumento, Francisco Carlos Stocker (Xico Stocker), as pedras foram alinhadas de forma a indicar os pontos cardeais e cada uma serve como ponto de apoio para uma estrutura de aço, em cujo centro encontra-se uma seta direcionada para a pedra maior: a UNIDAVI, o Norte. Na base, ao centro, uma pedra chanfrada abriga a placa que homenageia os fundadores. ¿Todo o conjunto transmite solidez, evolução, universalidade e transparência. A UNIDAVI consolida o papel de bússola a indicar o caminho¿, explica Xico.
O fotógrafo, jornalista, artista plástico e artista gráfico, Xico Stocker tem outras importantes criações em seu currículo entre eles vários troféus comemorativos: dos 35 anos da UNIDAVI, da ACIRS, do IMA, da ACIAI, além do marco dos 100 anos do Rotary, que está montado no trevo principal de acesso a Rio do Sul.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br