Notícias

UNIDAVI quer melhorias na ¿Casa do Transformador¿

14/03/2006


UNIDAVI quer melhorias na ¿Casa do Transformador¿

    O reitor,  Viegand Eger, esteve na segunda-feira, dia 6,  no gabinete do prefeito de  Rio do Sul, Milton Hobus, para sugerir uma solução para o prédio localizado na cabeceira da ponte Curt Hering, no centro da cidade. A construção, conhecida como ¿Casa do Transformador¿,  é tombada como edificação histórica pela Fundação Cultural, mas necessita de reparos urgentes, pois está em "estado de quase ruína". 

     Na ocasião, o reitor entregou um ofício no qual a universidade propõe uma parceria, a fim de colaborar com o projeto ¿Rio do Sul do Futuro¿ que se encontra em desenvolvimento pela atual administração municipal.  No documento (Ofício/RE nº 088/06) a UNIDAVI  se   compromete, com o auxílio de arquitetos da cidade,  a fazer a reforma, pintura e  manutenção do prédio histórico. Também,  mediante um projeto arquitetônico, incluindo folhagens e escadaria, permitir aos pedestres o fácil acesso ao Parque Universitário Norberto Frahm, (Centro Tecnológico e de Eventos aberto à população)  e ao Restaurante Encontro dos Rios. Em contrapartida a prefeitura ficaria responsável pela legalização da área que abriga  a ¿ruína¿ , procedendo a  devida desapropriação e  retirando do local o morador que encontra-se no prédio indevidamente.

     Para o reitor Eger, o avanço e embelezamento proposto pelo Projeto Rio do Sul do Futuro, contrasta com a imagem negativa da construção. ¿As ruínas causam uma péssima impressão ao visitante que entra na cidade por aquela via. O tombamento  tem seus méritos,  mas é preciso que se zele pela manutenção e conservação do prédio, o que não está ocorrendo¿, justifica Eger.  

      O reitor foi ao encontro  acompanhado pelo presidente do Conselho Curador da universidade, Vilson Schulle, pelo vice-reitor,  Célio Simão Martignago e pelo advogado, Walter Carlos Seyfferth, ambos integrantes da assessoria jurídica da UNIDAVI.

      A prefeitura ainda estuda a proposta, mas a expectativa da UNIDAVI é que a resposta seja breve pois,  se aprovado, pretende concluir o projeto junto às comemorações de seus 40 anos de fundação, a serem completados em julho desse ano.            

< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /> 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: