Notícias

Universidade presente no Maranhão

23/01/2006


Universidade presente no Maranhão

       A equipe de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX), encerrou mais uma etapa dos trabalhos nos  municípios de Bacuri e Bacurituba, ambos no Maranhão,  dentro do Programa Alfabetização Solidária.  A professora, Bernadete Theis, responsável pela área pedagógica do Programa, retornou na sexta-feira, dia 02/12, após concluir o 19º módulo do curso de capacitação para 140  alfabetizadores de Bacuri e 96 de Bacurituba.  < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

    Nessa etapa a professora realizou em sala de aula o projeto: ¿Brincadeiras de Infância¿, quando os  alfabetizadores  relembraram e compararam com as de hoje, as brincadeiras realizadas na época de suas infâncias. O tema foi  inserido em diferentes disciplinas e técnicas de trabalho.

     No módulo anterior, o 18º, a professora desenvolveu o  projeto:  ¿Alfabetizando com as tramas do folclore local¿. Ao longo do trabalho, um  resgate da  riqueza cultural das comunidades,   a pesquisa foi sintetizada em textos coletivos produzidos  na  sala de aula e ilustrados por produções artísticas folclóricas.  Unidas, as pequenas obras de arte de alfabetizadores e alfabetizandos,  formaram   dois grandes  panôs, um de cada município e cada um com  dimensão de 1,20 x  2m, bordados com materiais típicos  da região, como palha, sementes e muito brilho.

   No início de 2006, Bernadete deverá retornar ao Maranhão, dessa vez a convite das secretarias de Educação dos dois municípios, Bacuri e Bacurituba, a fim de realizar trabalho, paralelo ao  Alfabetização Solidária,  de pesquisa e assessoria à educação de jovens e adultos. A permanência da professora naquela região deverá durar entre seis meses e um ano.

     Em outubro também  estiveram participando do Alfabetização Solidária nos dois municípios,  os professores, Erwin Hugo Ressel Filho (Ecologia) e Camila Antunes (Enfermagem),  quando trabalharam, através de oficinas e palestras, questões referentes à Saúde e Meio Ambiente. 

    Para fevereiro de 2006, assim como ocorreu  em  2005, está prevista a vinda de mais um grupo de alfabetizadores  a Rio do Sul, porém ainda não foi definido pela coordenação geral do projeto, se  a UNIDAVI dará continuidade aos trabalhos com o pessoal do Maranhão ou se com integrantes de  outros municípios e estados do Brasil.

    O Alfabetização Solidária, é um Programa  do Governo Federal que se propõe a minimizar os índices de analfabetismo em comunidades carentes, com o auxílio de instituições de ensino superior.

 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: