Notícias

PROPPEX participa da Semana da Alfabetização

05/09/2005


PROPPEX participa da Semana da Alfabetização

         A equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX) participa,  entre os dias 5 e 7,  da VI Semana da Alfabetização, em São Paulo. Na ocasião  será apresentado o  projeto:  ¿Alfabetizando com as tramas do folclore local¿,  desenvolvido pela UNIDAVI dentro do Programa Alfabetização Solidária nos municípios de Bacuri e Bacurituba, ambos no Maranhão.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

    A programação da Semana, que ocorre no Blue Tree Convention Ibirapuera,  em Moema, envolve:  Seminário de Dirigentes que conta com a participação do Pró-Reitor,  Ilson Paulo Ramos Blogoslawski; Seminário de Gestores que tem a presença do funcionário, Eduardo Antunes do Livramento e Congresso Internacional, onde será apresentado o projeto pela professora, Bernadete Theis, através de pôster e sala temática.    A VI Semana da Alfabetização tem o objetivo de discutir e refletir sobre: ¿ Desenvolvimento Humano no âmbito da Educação de Jovens e Adultos¿. 

 Projeto 2005

     O resgate da  riqueza cultural das comunidades de  Bacuri e Bacurituba, é o destaque do projeto:  ¿Alfabetizando com as tramas do folclore local¿.  A idéia começou a tomar corpo  em fevereiro desse ano, quando os alfabetizadores do Maranhão estiveram em Rio do Sul participando de um curso de capacitação.  Na ocasião a Fundação Cultural  auxiliou  com aulas práticas artísticas e as  professoras,  Angela Maria de Andrade Palhano e  Bernadete Theis assumiram os trabalhos nas visitas de acompanhamento  nas localidades.

    As atividades ocorreram da seguinte forma:  10 comunidades de cada um dos municípios, foram pesquisadas pelos alfabetizandos, o que resultou em 20 histórias orais,  que levam em consideração o dialeto regional e os costumes locais.  Ao longo do trabalho, a pesquisa foi sintetizada em textos coletivos produzidos  na  sala de aula e ilustrados por produções artísticas folclóricas.  Unidas, as pequenas obras de arte de alfabetizadores e alfabetizandos,  formaram   dois grandes  "panôs", um de cada município e cada um com  dimensão de 1,20 x  2m, bordados com materiais típicos  da região, como palha, sementes e muito brilho.

     ¿Pretendemos com este trabalho, compartilhar um repertório de vivências folclóricas contadas nas salas de alfabetização de jovens e adultos atendidos pela UNIDAVI,  dentro das áreas de Língua Portuguesa e Artes¿, explicam as professoras.  Elas destacam ainda que trabalhar a diversidade cultural na alfabetização é uma estratégia importante, pois contribui na construção  da identidade nacional. ¿Significa considerar as diferenças como fator de enriquecimento e não como obstáculo para a alfabetização¿, alegam.

         O projeto foi tão enriquecedor que deverá se tornar um livro que terá como título: ¿Nas tramas do Folclore¿.   A UNIDAVI participa pela segunda vez do Congresso Internacional. A primeira, em 2003, apresentou o tema: ¿Materiais didáticos para Educação de Jovens e Adultos¿.  

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: