Últimas Notícias
Notícias
UNIDAVI desmente dados veiculados pela imprensa
26/08/2005
UNIDAVI desmente dados veiculados pela imprensa
Referente a reportagem veiculada no dia 15/08/2005 na Folha Cotidiano (Página C 1) do Jornal Folha de São Paulo, com o título ¿Universidades privadas descumprem lei¿, a UNIDAVI esclarece: < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Os dados publicados estão desatualizados e não retratam a realidade da instituição. Segundo o jornal, com base no Censo da Educação Superior de 2003 (o último divulgado pelo MEC), apenas 15 das 84 universidades particulares do País cumpriam a determinação do Artigo 52 da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases - LDB) de ter, ao menos, um terço do corpo docente trabalhando em regime integral (Inc. III) e um terço de professores com titulação de mestrado e doutorado (Inc.II). Na relação das instituições, que já cumpriram ou não a meta, a UNIDAVI aparece classificada de maneira incorreta.
No primeiro semestre de 2003, a UNIDAVI possuía 12,06% de professores atuando com 40 horas na instituição, porém na tabela publicada pela Folha consta o percentual de 0,0%, o que a colocou, irresponsavelmente, entre ¿as 10 piores universidades privadas¿ nesse item). A UNIDAVI atende à Lei por deter, em 2005, 14,22% do corpo docente atuando em regime de tempo integral. O aumento desse número se dará de acordo com as reais necessidades, até que se conquiste o 1/3 no prazo legal previsto.
Um lapso ou omissão na publicação de um jornal não poderá ser motivo para desacreditar ou denegrir uma instituição de conceito e comprometida com o desenvolvimento de uma região, por isso a universidade está tomando medidas cabíveis junto ao MEC e imprensa.
A UNIDAVI deixa claro seu repudio à reportagem publicada pela Folha de São Paulo e às informações divulgadas por veículos de comunicação locais de que a universidade seria ¿a quinta pior do País¿: um ato inverídico, irresponsável e lamentável para o Alto Vale, direção, corpo docente e principalmente para os acadêmicos que fazem parte do processo de construção da universidade.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br