Notícias

UNIDAVI amplia intercâmbio com Alemanha

31/10/2005


UNIDAVI amplia intercâmbio com Alemanha

      O reitor da UNIDAVI, Viegand Eger integrou, no  início desse mês,  comitiva da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) em visita à Alemanha.  Lá, conheceu o sistema de educação superior e fechou parcerias que beneficiam  acadêmicos e   professores.  < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

    No cronograma estiveram incluídas visitas a quatro universidades: de Hannover, de Münster, de Braunschweig e Técnica de Hamburgo. Também ao  Centro de Desenvolvimento de Biotecnologia de Braunschweig  e à Embaixada do Brasil em Berlim, quando o grupo participou  do lançamento de Programa do Governo do Estado de Santa Catarina com a presença do Governador, Luiz Henrique da Silveira.

     Avaliar e comparar:  o sistema de gestão universitária; o modelo de gestão dos centros tecnológicos e o fomento à incubação de empresas de base tecnológica;  os serviços prestados pelas universidades européias; a possibilidade de intercâmbio de professores e estudantes de  graduação e pós-graduação; o ensino a distância e a  realização de estágios,  foram algumas das metas da viagem.  

         Na ocasião a UNIDAVI, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Oeste de Santa Catarina  (UNOESC/Videira),  assinaram um contrato de cooperação com a Universidade de Münster.  O contrato envolve: intercâmbio de professores e estudantes pesquisadores, principalmente nas áreas de engenharia, informática e ciências ambientais; mediação e orientação de estágios e trabalhos de conclusão de curso; cooperação na aquisição e execução e troca de resultados de projetos de pesquisa; publicação e aquisição mútua de projetos; troca de experiências na inovação e desenvolvimento tecnológico de micro e pequenas empresas e transferência de  tecnologias.

            Acadêmicos e professores  da UNIDAVI interessados em obter mais informações e se inscrever para participar dos programas de intercâmbio podem contatar o Escritório de Assuntos Internacionais através do e-mail: eri@unidavi.edu.br.

 

VIDEOCONFERÊNCIA

 

      As  relações entre a UNIDAVI e universidades estrangeiras crescem e se qualificam a cada dia.  Na quinta-feira, dia 20, os doutorandos,  Lars Algermissen e Thorsten Falk da Universität  Münster (Alemanha),  que participam do projeto TransReg  ¿Prefeitura Virtual, a Internet a serviço da Comunidade", junto às prefeituras integrantes da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi),  retornaram para o país de origem.

    Antes, dia 18,  participaram da primeira videoconferência internacional da UNIDAVI com a Universidade de Münster, quando dialogaram: o reitor Viegand Eger, o coordenador de relações internacionais, Ingobert Piske e os membros do Centro Europeu de Pesquisa em Sistemas de Informação (ERCIS),  Phillippe Fuchs e do Escritório de Transferência de Tecnologia, Wilhelm Bauhus.  Também participaram, diretamente do Parque Universitário, demais dirigentes da universidade,  da AMAVI e prefeitos do Alto Vale.

         Além de repassar como está o andamento do projeto na região, também a  visita de prefeitos do Alto e do Médio Vale à Alemanha, Itália, Portugal, França e Suíça,  agendada para ocorrer entre os dias 29 de outubro e 13 de novembro, foi um dos  assuntos debatidos. Nesse período a  comitiva  catarinense irá conhecer a administração pública; sistemas de educação; modelos de desenvolvimento turístico; propriedades agrícolas com agregação de valor aos produtos; modelos de desenvolvimento econômico e social e interação com universidades e centros de pesquisa.  

             Enquanto isso,  permanece na UNIDAVI a estudante de intercâmbio da mesma universidade, Sabine Robert  que realiza trabalho de conclusão de curso na área de  Modernização de Administração Pública. Ela chegou na cidade em setembro e deverá retornar à Alemanha dia 7 de novembro.

      Os acordos de cooperação internacional promovidos pela UNIDAVI também contam com a parceria do Wizard Idiomas, que com o programa Português para Estrangeiros, ensina a língua  aos  pesquisadores visitantes. No caso da equipe alemã, também a Amavi está auxiliando com o fornecimento de  material didático.

  

  O PROJETO

 

    A UNIDAVI e o Alto Vale são pioneiros na implantação do projeto chamado de  TransReg ¿Prefeitura Virtual¿ em cooperação com a Universidade de Münster.  As primeiras  visitas da equipe alemã na região ocorreram em março desse ano, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da qualidade e agilidade na prestação de serviços à comunidade através do uso intensivo da Internet.  Para ampliar a abrangência do projeto em Santa Catarina, foi criada uma rede de universidades, da qual participam a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade do Oeste de Santa Catarina -  Unoesc, câmpus Videira.

   O grupo de trabalho aqui no Alto Vale envolve, além dos doutorandos alemães, seis professores e sete acadêmicos da UNIDAVI, representantes dos cursos de Administração e Sistemas de Informação. O trabalho iniciou com o  preenchimento de questionários, e  pesquisa da situação dos websites das prefeituras,  a fim de verificar os serviços prestados ao cidadão de forma online.  

   Agora, a equipe de pesquisadores estará desenvolvendo  um protótipo de software que foi transferido da Universidade de Münster e que será  adaptado à realidade regional.   A previsão é de que durante o ano de 2006,  o protótipo da ¿prefeitura virtual¿, esteja  instalado de forma experimental em três cidades consideradas como piloto para esse processo: Rio do Sul, Ituporanga e Trombudo Central. Após a fase de testes o software poderá ser disponibilizado na Internet para novas pesquisas, além de poder ser aplicado em outros municípios.

     Os doutorandos,  Lars Algermissen e Thorsten Falk da Universität  Münster que monitoram os trabalhos e retornaram para a Alemanha dia 20, destacaram o excelente clima de trabalho e otimismo nos resultados, além da  receptividade nas prefeituras e da população em geral.  Também comentaram sobre o trabalho dos acadêmicos daqui que atuam voluntariamente nos projetos. Segundo eles, uma surpresa, já que essa forma de atividade não ocorre na Alemanha.

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: