Últimas Notícias
Notícias
UNIDAVI recorre para não perder filantropia
17/05/2004
UNIDAVI recorre para não perder filantropia
O departamento jurídico da UNIDAVI entrou com pedido de reconsideração junto ao Conselho Nacional de Assistência Social na tentativa de manter o benefício da filantropia para seus alunos. No dia 7 de maio o respectivo Conselho indeferiu, por cinco votos a quatro, o pedido de renovação da filantropia feito pela universidade. O motivo alegado foi o de que a instituição não atendeu exigências legais do órgão nos exercícios de 1997, 1998 e 1999.
De acordo com o reitor, Viegand Eger se o pedido de reconsideração não der resultado a universidade pretende entrar com recurso junto ao Ministro da Previdência Social, Amir Francisco Lando. A preocupação do reitor está no dano social que a não aprovação trará para os quase 1,4 mil estudantes carentes que atualmente são beneficiados com bolsas de estudo pagas com recursos da filantropia. "Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, envidando, se necessário, todos os esforços político para que não percamos definitivamente o benefício. Não queremos que nossos alunos sejam prejudicados por essa decisão do Conselho, já que o problema ocorreu na gestão anterior", explica o reitor.
A Lei 10.260 de 12 de julho de 2001 do Conselho estabelece, em seu artigo 19, que a partir do primeiro semestre de 2001 as instituições de ensino superior repassem 20% da receita bruta arrecadada para bolsas de estudo a alunos carentes, o que seriam então os recursos da filantropia.
Na UNIDAVI dos atuais 4.071 alunos matriculados (Escola de Educação Básica, Centro de Educação Profissional e Ensino Superior); 1.850 possuem bolsas de estudo. Destes, 508 a recebem através de recursos oriundos do Artigo 170 do governo estadual, já o restante, 1.342 portanto, são beneficiados através da filantropia.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br