Últimas Notícias
Notícias
Projeto Som e Luzes conta saga dos colonizadores
04/07/2003
No dia em que comemora 37 anos de fundação, 07/07, a UNIDAVI realiza a pré-estréia do Projeto Som e Luzes: Viagem no Tempo no Parque Universitário Norberto Frahm.
O projeto convida o espectador a fazer uma viagem no tempo. Uma viagem imaginária através de som e luzes, que inicia no encontro dos rios Itajaí do Sul com o Itajaí do Oeste. Águas que originam o grande Itajaí-Açu, circundadas por terras onde nasceu a cidade de Rio do Sul.
"A história da universidade, tem a ver com a história da cidade e vice e versa. Rio do Sul se fez com a garra dos imigrantes, a UNIDAVI se faz com a garra de seus descendentes. A cidade passa por ciclos e cresce, com a UNIDAVI acontece a mesma coisa. A universidade está inserida no ciclo do conhecimento e do desenvolvimento, é protagonista e precursora desta história", argumenta o reitor, Jaime Pasqualini.
O pernanbucano Mauro Pedrosa, diretor de teatro da Unidavi, recebeu das mãos do reitor Pasqualini a tarefa da produção e realização desse Projeto em meados do mês de março. "Usando a criatividade, consegui formatar um projeto bem abaixo do custo de outros projetos similares. Os equipamentos são todos nacionais e nesse primeiro momento a operação dos mesmos é toda manual. Desta forma o espetáculo torna-se menos mecânico e mais artístico, o que é um diferencial em relação aos outros espetáculos, onde a sincronia é toda computadorizada", informa o diretor.
Escrita por José Clemente Pozenato, o mesmo autor de "O Quatrilho", narrada por atores da Rede Globo e dirigida por Pedrosa, a história contará a saga de índios, alemães e italianos e mostrará com quanto amor e sacrifício se fez esta cidade.
Os atores globais, Vladimir Brichta (Kubanacan); Claudio Gabriel (Laços de Família, A Padroeira), e as atrizes: Isabel Cavalcanti e Ana Paula Bouzas Martins, narram a história sob a direção de Mauro Pedrosa. As falas foram gravadas em estúdio no Rio de Janeiro, onde os atores residem. O tempo da construção da trilha sonora foi recorde, de apenas 20 horas, durante uma semana.
Outros nomes de destaque no teatro catarinense também assinam o projeto. Na direção de Luz está o diretor e produtor, Guto Lustosa e Mauro Pedrosa. Na direção de Som o ator, diretor e produtor, Luciano Bugmann e na edição de Sonoplastia, Vinicius Lira e Mauro Pedrosa.
O Projeto Som e Luzes ainda esta em fase de construção. O tempo previsto para finalização é para meados de outubro, por isso a UNIDAVI ainda não pode abri-lo ao público em geral. A apresentação do dia 7 de julho é uma pré-estreia para alguns convidados que terão a tarefa de avaliar o show para que posteriormente possa ser aberto à comunidade.
Na mesma noite, a universidade homenageia os familiares dos imigrantes e também estará descerrando uma placa demonstrativa da bacia hidrográfica sob o mirante construído no encontro das águas. O local também receberá iluminação especial que indicará o nascedouro do Itajaí-Açu.
Com isso a UNIDAVI busca homenagear os povos construtores que por aqui passaram e iniciaram uma cidade para seus descendentes. A UNIDAVI quer que o mirante conte também um pouco da história de Rio do Sul aos visitantes que por aqui passarem.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br