Últimas Notícias
Notícias
Parque Universitário favorece aprendizagem prática
26/05/2003
A UNIDAVI inaugura nesta terça-feira, 27, seu Laboratório de Turismo e o Centro de Apoio à Formação Profissional, sediados no Parque Universitário Norberto Frahm, Centro de Rio do Sul. A cerimônia está agendada para às 9h. com a presença de dirigentes da universidade, alunos, convidados e comunidade em geral.
O Laboratório de Turismo tem o objetivo de oportunizar ao acadêmico do curso de Turismo - ênfase em Meio Ambiente, Eventos e Hotelaria a vivência de atividades experimentais, aliando o conhecimento teórico à prática cotidiana da profissão. Fará com que os alunos sejam capazes de planejar, organizar, implantar e gerir programas de instalação e desenvolvimento de empreendimentos turísticos, tais como: agências de viagens e turismo, transportadores turísticos, equipamentos de hospedagem, alimentação, lazer e entretenimento.
Integram a estrutura do Laboratório, que está sob a coordenação da professora, Sarita Maria Boehm, restaurante/Cozinha Escola; auditório; mirante; espaço para exposições e futura instalação do Museu do Imigrante e da Madeira.
Já, o Centro de Apoio à Formação Profissional (CAFP) é o organismo da UNIDAVI que coordena as ações institucionais destinadas a potencializar a qualificação profissional dos alunos de todos os cursos de graduação.
Seu objetivo é estabelecer um elo de ligação entre a universidade e a comunidade, com vistas a encontrar locais que possibilitem ao aluno a prática de ações específicas que elevam o nível dessa qualificação. A área de atuação do CAFP abrange: Estágio Supervisionado; Assessoria Júnior Empresarial e Negócios Internacionais; Programas de Extensão; Trabalho Voluntário e Prática de Laboratório.
Coordenado pelo professor, Luiz Alberto Neves, o CAFP irá estabelecer processos cooperativos com entidades públicas, privadas e autárticas, em todos os níveis, ramos de atuação, forma de organização e grau de complexidade, para que o acadêmico possa iniciar-se profissionalmente.
Conforme, o pró-reitor de Ensino, Francisco Fronza, relator do projeto ''aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) em fevereiro deste ano'' o CAFP quer fazer com que os acadêmicos recém-chegados à universidade não precisem aguardar o período de estágios para iniciarem-se numa profissão. "O CAFP é a porta avançada da universidade, que irá colocar o aluno, das mais diversas formas, de frente com a realidade do mercado de trabalho", explica Fronza.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br