Últimas Notícias
Notícias
Alto Vale ganha mais um campus universitário
08/05/2003
A UNIDAVI inaugura, nesta sexta-feira, 09, o campus universitário do município de Taió. A cerimônia está marcada para às 19h. na nova sede, localizada na Rua Prefeito Augusto Henrich Purnhagen, no bairro Boa Vista. Em entrevista ao Unidavi News, o reitor, Jaime Pasqualini, destaca o esforço comunitário como "principal fator viabilizador da obra".
Alunos, professores e funcionários já estão usufruindo das novas instalações há duas semanas, data em que foram recepcionados pela reitoria da universidade e pelo coral do campus. São nove salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, secretaria, salas de: coordenação, professores, audiovisuais e de fotocópias, além de cozinha e almoxarifado.
A obra possui, 1,4 mil metros quadrados com dois pavimentos e está orçada em aproximadamente R$ 600 mil. O novo campus foi viabilizado devido ao apoio das prefeituras de Taió; Salete; Rio do Campo; Santa Terezinha, Mirim Doce e Pouso Redondo, empresas da região e comissão pró-construção, formada por membros da universidade, prefeituras e comunidade.
As novas dependências visam melhorar o atendimento aos atuais 320 acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia Especial, e a muitos outros alunos que a partir de agora poderão ingressar na universidade.
Professor Pasqualini, qual a importância para a universidade da inauguração da sede própria do campus de Taió?
Pasqualini: Nós não podemos nos esquecer que isso é resultado de um esforço conjunto da comunidade, dos políticos e da própria universidade. Há alguns anos, quando estivemos em Taió para buscar auxílio do poder público, representado naquele momento pelo então prefeito e hoje deputado Nelson Goetten de Lima, fomos bem recebidos, atendidos e começamos as aulas no Colégio das Irmãs. Depois transferimos para o prédio do antigo seminário. A transferência de nossa estrutura para a sede própria é fruto, como já disse, do esforço, do desprendimento de muitas pessoas, dos recursos trazidos de Brasília pelo deputado João Matos, do trabalho do atual prefeito, Horst Purnhagen, e dos dirigentes e funcionários da universidade.
Nada como estar em casa própria para deslumbrar novos horizontes, novos cursos e a possibilidade de crescimento regional a partir da disseminação do conhecimento que o ensino superior proporciona.
Com a sede própria há possibilidade de instalação de novos cursos em Taió?
Pasqualini: Esse é um processo gradativo e que se baseará em pesquisas de demanda. Já estamos com o curso de Direito previsto para Taió, talvez em 2004. A dinâmica do ensino superior no município decorre de uma corrente contínua de crescimento, de alternativas. Quando um curso se esgota, surgem outras opções. Há no horizonte a possibilidade de uma graduação na área de Tecnologia de Móveis, importante segmento da economia da região Vale Oeste.
O seu convite para que a comunidade prestigie a inauguração desta sexta-feira.
Pasqualini: A importância da presença da comunidade está no testemunho da realização de uma grande obra, que não está dimensionada apenas nas paredes erguidas. A dimensão desta obra está no conjunto da oferta do conhecimento para uma sociedade que almeja crescimento e desenvolvimento, a partir da colocação no mercado de novos contadores, de administradores, de tecnólogos. Enfim, os moradores de Taió e municípios vizinhos e de todo o Alto Vale são nossos convidados de honra.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br