Últimas Notícias
Notícias
PROEN inicia Fórum Acadêmico 2003
18/02/2003
A Pró-reitoria de Ensino da UNIDAVI deu início na noite desta segunda-feira, 17, a mais uma edição do Fórum Acadêmico, voltado a todos os professores da instituição. Com o tema: Avanços Necessários, a UNIDAVI quer avançar no conceito e na consciência do que é ser universidade. O evento prossegue com palestras até quarta-feira, 19, no Auditório do campus principal sempre a partir das 19h.
Os dias 20 e 21 estão reservados para atividades a serem desenvolvidas pelos cursos em cada uma das faculdades.
A abertura do evento contou com a participação do reitor, Jaime João Pasqualini, pró-reitores, diretores e de um grande número de professores. O reitor relembrou os primeiros passos do processo de implantação da UNIDAVI para se tornar universidade plena, falou dos desafios e do crescimento da instituição nestes últimos sete anos e destacou a importância do Fórum para o fortalecimento da instituição.
O professor doutor, José Camilo dos Santos Filho da Universidade de Campinas - Unicamp (SP) abriu a primeira noite com a palestra: "Universidade e compromisso social".
Nesta terça-feira, 18, o professor doutor, Celso dos Santos Vasconcelos falará sobre: "Avaliação do processo Ensino - Aprendizagem - para além da atribuição de uma Nota". Na quarta-feira, 19, o também professor doutor, Tito Lívio Lerner fechará o ciclo de palestras com o tema: Sala de Aula: espaço de múltiplas interações".
Em 2002, o Fórum Acadêmico discutiu o Projeto Pedagógico Institucional; as diretrizes curriculares e a estruturação dos nossos cursos; um trabalho que ainda está em andamento e que já mostra respostas de grande alcance.
Para 2003, o Pró-reitor de Ensino, Francisco Fronza afirma ser preciso avançar no conceito e na consciência do que é ser universidade, afim de que se possa extrair toda amplitude do compromisso social nela presente. "Buscaremos compreender - para fazer melhor - duas ações que marcam o cotidiano estudantil e a palavra dos nossos alunos. A avaliação, no esforço de entendê-la como ponto central do processo educacional, e a sala de aula, como espaço denso de relações humanas, onde se entrecruzam ideologias, valores, tecnologias e ciência", explica Fronza.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br