Notícias

Ecologia orienta motoristas e população regional

29/01/2003


Estudantes do curso de Ecologia da UNIDAVI participaram nesta terça-feira, 28, ao lado da Polícia Rodoviária Federal e Vigilância Sanitária, da fiscalização de transporte de cargas perigosas na BR-470. A operação, junto ao posto policial rodoviário de Rio do Sul, encerrou com nove notificações e o encontro de três caramujos gigantes, da espécie africana, na carroceria de um caminhão vindo de Joinville com destino a Taió.  

Na ação foram abordados um total de 50 veículos. Destes nove encontravam-se com algum tipo de irregularidade, a maioria por transportarem alimentos misturados com produtos de limpeza. O trabalho de orientação aos motoristas ficou a cargo dos acadêmicos.  

O transporte de cargas perigosas na BR-470 vem sendo tema de projeto de pesquisa dos estudantes de Ecologia, Cristina Krichenko Ledra e Luiz Carlos Zico Ledra. Ambos já participaram de outras blitz, mas desta vez a surpresa foi terem encontrado os caramujos "Isto nos mostra que podemos estar na rota destes moluscos que provocam doenças como apendicite aguda, infecções intestinais, necrose e hemorragia", comenta Cristina.  

O caramujo (Achatina fulica) possui em média entre 10 a 15 cm, por ser herbívoro ataca plantações. São seres hermafroditas, ou seja, se auto fecundam, produzindo grandes quantidades de ovos que sobrevivem em diferentes meios.  

Os estudantes lançam um alerta para que a população do Alto Vale fique atenta e que entre em contato com a Vigilância Sanitária de seu município caso perceba a presença do caramujo. Interessados em saber mais, ou solicitar uma foto do molusco, poderão entrar em contato com os dois acadêmicos pelo telefone (047)521. 2324.  

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)  

sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: