Unidades Curriculares

Conheça as Unidades Curriculares do curso de Licenciatura em Educação Física


Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Licenciatura em Educação Física

Bases Estruturais, Moleculares e Fisiológicas das Células. Material Genético: Natureza, Estrutura, Expressão, Localização e Transmissão. Métodos de Diagnóstico Molecular de Doenças e Terapia Gênica.

Fundamentos da Didática. Tendências pedagógicas. Organização do processo ensino e aprendizagem. Currículo escolar, planejamento e avaliação. Saberes necessários à docência.

Introdução aos estudos da Educação Física ao longo da história. A Educação Física no Brasil. A Educação Física na Escola. Concepções epistemológicas da cultura do movimento. Prática discente orientada.

Histórico. Elementos técnicos individuais e coletivos. Iniciação esportiva. Noções básicas de Treinamento Desportivo aplicado ao contexto escolar. Sistemas táticos. Regras. Súmula.

Construção histórico-social da educação e da escola nas Sociedades Primitiva, Medieval, Moderna e Contemporânea. História da educação brasileira. A educação como política pública. Relações entre Educação, Estado e Sociedade no contexto das transformações contemporâneas. Políticas educacionais no período desenvolvimentista e a partir da década de 1990. Legislação educacional e políticas educacionais vigentes.

Química e a importância biológica de Aminoácidos, Proteínas, Enzimas, Vitaminas, Coenzimas, Lipídeos e Carboidratos. Bioenergética e Processos Metabólicos. Metabolismo de Carboidratos, Lipídeos, Aminoácidos e Proteínas. Regulação e Integração Metabólica.

Introdução à Filosofia Geral. Filosofia da Educação e Pedagogia. A educação como fenômeno constitucional da humanidade. Matrizes da educação ocidental na era Clássica e Moderna. Conceitos para pensar o fenômeno educativo contemporâneo (Formação, Educação, Pedagogia e Ensino).

Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

História e Evolução da Ginástica. Terminologia Básica. Capacidades Físicas. Tipos de Ginástica. Metodologia do Ensino de Ginástica. Prática como Componente Curricular.

Perspectivas e tendências em tecnologias e metodologias. Impactos das tendências na Educação. Novas gerações. Tipos de metodologias adequados à nova realidade geracional. Competências do século XXI. Profissões do futuro. Movimento maker. Ambientes virtuais imersivos. M-learning e u-learning. Just-in-time learning. Realidade virtual. Realidade aumentada. Simulações. Educational Data Mining. Learning analytics. Novas formas de avaliação e feedback. Inteligências Artificial. Machine Learning. Multimídia.

Fundamentos da Anatomia e Fisiologia Humana dos Sistemas: nervoso central, periférico e autônomo, tegumentar, digestório, endócrino, urinário e genital masculino e feminino.

Necessidades e importância da avaliação no processo de construção do conhecimento. A avaliação no e do Projeto-político-pedagógico-escolar. A avaliação como elemento integrante do plano de ensino. Significados da avaliação. Formas de avaliação. A avaliação na Educação.

Histórico. Elementos técnicos individuais e coletivos. Iniciação esportiva. Noções básicas de Treinamento Desportivo aplicado ao contexto escolar. Sistemas táticos. Regras. Súmula

Universidade: natureza do conhecimento; Ensino, Pesquisa e Extensão. Técnicas de pesquisa. Tipos e estrutura formal de trabalhos acadêmicos. Ciência e Método. Normas da ABNT. Orientação sobre estratégias de pesquisa. Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégias de leitura. Coerência e coesão textual.

O nascimento do pensamento sociológico. As concepções de educação a partir dos clássicos da Sociologia. Teorias sociológicas contemporâneas da educação no século XX. Processos de socialização e práticas sociais. Perspectivas e Teorias: Émile Durkheim e a Educação. Teoria social e a educação no século XX: Pierre Bourdieu e Educação. A sociologia da educação no Brasil e pensamento social brasileiro. A análise sociológica da escola. O sistema escolar e sua construção social. Educadores Brasileiros: Fernando de Azevedo, Anísio S. Teixeira, Florestan Fernandes, Lourenço Filho, Francisco Campos, José Mário Pires Azanha, Antônio Sampaio Dória.

Planos e eixos de movimento. Fundamentos da Anatomia e Fisiologia Humana: circulatório e respiratório, musculoesquelético e articular.

Introdução e conceitos fundamentais para compreensão do crescimento e desenvolvimento motor. Bases teóricas e cronobiológicas do crescimento e desenvolvimento motor. Ambiente, tarefa e indivíduo. Fases do desenvolvimento motor: aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos.

Introdução à educação especial. Histórico e evolução da deficiência e da educação especial. Estudo introdutório das deficiências. Invenção da escola, da infância desvalida e da educação especial. Das práticas de exposição ao tratamento moral. Concepções históricas sobre a deficiência. A identidade e o lugar destinado aos diferentes na sociedade; os aspectos econômicos, socioculturais e educacionais que, nos contextos mais diversos, contribuíram para justificar a exclusão a que os diferentes estão historicamente destinados; as bases epistemológicas da educação especial.

Histórico, evolução e organização do Futebol e do Futsal mundial e brasileiro. Pedagogia e Metodologia do Futebol e do Futsal educacional. Processo de iniciação esportiva. Ensino, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos fundamentos e sistemas. Noções básicas de Treinamento Desportivo aplicado ao contexto escolar. Regras e súmula.

História e evolução do Voleibol. Elementos técnicos individuais e coletivos. Sistemas táticos. Metodologia do ensino do Voleibol. Prática como componente curricular.

Conceituação de Aprendizagem: inatismo, ambientalismo, construtivismo e sociointeracionismo. Fundamentos do desenvolvimento e da aprendizagem motora. Fases do crescimento e suas implicações no desenvolvimento motor. Relação teoria e prática em atividades motoras. Prática discente orientada.

Histórico e conceituação de Cinesiologia e Biomecânica. Planos e eixos. Anatomia e cinesiologia do movimento humano. Conceitos Mecânicos e Leis de Newton. Aspectos Biomecânicos do Tecido Ósseo. Aspectos Biomecânicos das Articulações. Aspectos Biomecânicos da Função Neuromuscular. Estudo Cinesiológico e Biomecânico dos Segmentos Corporais. Marcha. A Importância dos Fluidos. Equilíbrio. Cinesiologia e Biomecânica Aplicada.

História e evolução do Atletismo. Provas de pista e provas de campo. Outras competições. Metodologia do ensino do Atletismo. Prática como componente curricular.

Adaptações do Exercício: Aeróbio, Resistido. Mecanismos de Fadiga. Ambiente e Exercício: Temperatura e Altitude.

Psicologia e educação. Introdução à neurociência. Conceito de aprendizagem. O processo de desenvolvimento e da aprendizagem no indivíduo e as implicações desses processos para o campo educacional. Modelos epistemológicos e teorias de aprendizagem. Abordagens teóricas: comportamental e psicanalítica e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem. Concepções teóricas do desenvolvimento e da aprendizagem. Fatores que interferem no processo de aprendizagem. Características individuais no processo de aprendizagem.

Tipos e Técnicas de Amostragem. Elaboração de Banco de Dados. Análise Estatística Descritiva e Inferencial. Discussão de Testes Estatísticos Fundamentais para as Ciências da Saúde. Entendimento de Análise de Dados e dos Resultados.

História do currículo. Currículo e conhecimento escolar. Organização e regulação do currículo na educação básica. Integração curricular. Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica BNCC.

WERNECK, Christianne Luce Gomes; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Estágio de docência orientada e supervisionada nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Observação e coparticipação das aulas de Educação Física Escolar. Elaboração de projeto e relatório. Seminário de socialização.

Metodologias de Ensino da Educação Física. Estrutura da aula. Unidades temáticas e objetos de conhecimento. Documentos norteadores da Educação Física. Prática como componente curricular.

Avaliação do Aparelho Locomotor, Cardiorrespiratório e demais Sistemas Funcionais. Anamnese. Palpação. Inspeção. Testes Específicos.

Metodologia do Ensino das Atividades Físicas Adaptadas: Exercício Físico e Paradesporto. Prática como Componente Curricular.

Histórico do atletismo. O atletismo nos dias de hoje no Brasil e no mundo. Conceitos básicos. A pista de atletismo. Corridas, Saltos e Arremessos. As regras. Atletismo na escola. Prática discente orientada.

Estágio de docência orientada e supervisionada no Ensino Médio e/ou na Educação Especial. Observação e coparticipação das aulas de Educação Física Escolar. Elaboração de projeto e relatório. Seminário de socialização.

A criança e a questão da imitação e da fantasia. O lúdico e a questão do sonho. Jogos e brincadeiras na infância. A brincadeira e a questão do prazer. Jogos e brincadeiras e a questão da aprendizagem. Jogos e brincadeiras e a questão das regras de conduta. Jogos e brincadeiras e a questão dos valores. Os jogos e a influência sobre o comportamento da criança. A criança e a necessidade do brincar.

Perspectiva cultural e linguística dos surdos. Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). História das comunidades surdas e das identidades surdas, tendo como base a compreensão crítica do contexto social, cultural e das bases legais que envolvem a língua natural da comunidade surda brasileira, Libras. Propostas educacionais direcionadas às pessoas surdas.

História, evolução e aspectos técnicos das diferentes formas de manifestações das Lutas: Judô, Jiu Jitsu, Karatê, Taekwondo, Wrestling, Boxe, Muay Thai, Capoeira. Prática como componente curricular.

Princípios básicos de primeiros socorros e biossegurança. Ações imediatas e primeiros socorros em situações de emergência e urgência. Prevenção de acidentes.

A formação ética do professor e a natureza da profissão docente. Ética e moral. Desenvolvimento Profissional: subjetividade e identidade. Responsabilidade Social, Cidadania e Justiça na prática educacional. O desenvolvimento e função social do professor reflexivo.

Gestão democrática da educação: os sistemas de ensino e a escola. A gestão da escola de educação básica e o princípio de autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Planejamento educacional e sua relação com o processo de desenvolvimento e de participação social.

Contexto histórico da construção de políticas públicas para educação. Implicações da Teoria da Complexidade na perspectiva intercultural da educação. Múltiplas identidades (gênero, classe, etnia, geração) e suas relações com a educação. Participação, mobilização e embates da/na sociedade civil. Análise crítica das principais reformas educacionais brasileiras e suas interrelações com a estrutura e funcionamento da educação contemporânea.

Modalidades de trabalhos de conclusão de curso. Artigo. Apresentação.