| Objetivo
Capacitar profissionais para atuarem de forma estratégica na gestão da sustentabilidade e na Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG).
| Público Alvo
Profissionais graduados em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Engenharias e outras áreas afins que atuam ou desejam atuar com gestão socioambiental e de sustentabilidade, e que, para isso, precisam se aprimorar nas práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização (ESG).
| Justificativa
As organizações e a sociedade de forma geral necessitam de profissionais capacitados para encontrar soluções para as demandas da sustentabilidade, especialmente diante dos desafios da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Diante de um contexto de escassez de recursos naturais e crescimento populacional, cabe as organizações buscarem alternativas para minimizar os impactos das atividades empresariais, bem como cumprirem com atuação socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável, preconizada na cultura da governança ambiental, social e corporativa (ESG). Nos diversos segmentos e ramos empresariais apresentados pelo mercado, os gestores devem pensar em estratégias sustentáveis que resultem em diferenciais competitivos para as organizações. Assim, torna-se relevante a formação humana de profissionais que possam estabelecer a comunicação entre as práticas empresariais e a sociedade (consumidores, fornecedores, governo etc.), visando atingir os objetivos organizacionais e garantir a permanência no mercado, com posicionamento alinhado em ESG. No entanto, as organizações exigem dos profissionais de gestão estratégica uma formação abrangente e completa, voltada para os objetivos da sustentabilidade e os princípios da ESG. As competências e técnicas desenvolvidas pelos profissionais, são de extrema relevância no processo de decisões, onde são necessários o uso de metodologias e instrumentos eficazes para a evidenciação da sustentabilidade e da gestão em ESG. A utilização de instrumentos eficazes (relatórios, indicadores, controles, evidenciação etc.), certamente consagra a atuação dos profissionais que atuam em cargos de gestão dos negócios. Neste sentido, o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos instrumentos e metodologias eficazes para o processo de gestão da sustentabilidade e da cultura voltada para a ESG, é o foco deste projeto que busca contribuir com a formação de profissionais para atuação no suporte, implementação e gestão da ESG. A especialização visa formar e preparar profissionais para agir de maneira eficaz na cultura ESG e nos processos de gestão da sustentabilidade corporativa, visando minimizar riscos e ampliar o posicionamento das empresas em ações e práticas alinhadas com os ODS e a Agenda 2030. Além de contribuir com a formação de novos profissionais, o curso visa aperfeiçoar e apresentar novas tendências a profissionais já inseridos no mercado de trabalho, que atuem no processo de gestão da sustentabilidade dos negócios.
| Perfil do Formando
As principais habilidades e competências potencializadas para o perfil do egresso são: ¿ Atuação ética e responsável nas relações empresariais voltadas para a sustentabilidade; ¿ Competência para analisar e interpretar aspectos sociais, ambientais e econômico-financeiros, para auxiliar o processo de elaboração de indicadores e relatórios de sustentabilidade; ¿ Habilidade e competência para fazer uso de controles, relatórios e indicadores, visando instituir e fortalecer a cultura voltada para a gestão em ESG; ¿ Habilidade e competência para promover melhorias de práticas e ações socioambientais nas organizações;
Professores do Curso
Conheça os professores do curso de Sustentabilidade e Gestão ESG
Disciplinas do Curso
Conheça as disciplinas do curso de Sustentabilidade e Gestão ESG
Fundamentos da ESG e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Fundamentos do Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Trajetória e evolução do desenvolvimento sustentável. Conceito e compreensão dos aspectos da sustentabilidade. Cultura Environmental, Social and Governance - ESG nas empresas. Agenda 2030. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
30h
Economia Circular
Conceitos e abrangência da Economia Circular. Modelos de negócios sustentáveis e avaliação do ciclo de vida dos produtos. Papel dos fornecedores e responsabilidade social corporativa. Gestão da cadeia de suprimentos sustentável. Conceitos relacionados à Logística Reversa. Mecanismos legais da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
30h
Governança Corporativa no Contexto ESG
Governança corporativa no contexto ESG. Principais modelos de governança. Arquitetura de governança corporativa no Brasil. Boas práticas de governança corporativa. Ética na gestão dos negócios frente os desafios da ESG.
30h
Relações Internacionais e os Atores Globais
Agenda 2030 da ONU como projeto civilizatório e o papel dos atores globais. Boas práticas de governança nas corporações e as relações internacionais. Transnacionalização das fronteiras e o livre comércio. O papel das instituições públicas e privadas.
15h
Direitos Humanos e Programas de Diversidade e Inclusão
Programas de diversidade e inclusão. Valores culturais e posicionamento da gestão de pessoas. Plano de cargos e salários e políticas de igualdade aos direitos humanos. Políticas de recrutamento e seleção. Programas de capacitação e inserção no ambiente organizacional (gênero, pessoas com deficiência, menor aprendiz, terceira idade, outros). Desafios contemporâneos e princípios éticos empresariais.
30h
Evidenciação da Sustentabilidade (ESG)
Instrumentos de mensuração e divulgação dos resultados das ações de sustentabilidade. Evidenciação das informações e das ações em ESG. Modelos de relatórios corporativos de sustentabilidade. Relato Integrado.
45h
Mudanças Climáticas e Mitigação de Riscos
Aquecimento global. Crise climática. Instrumentos econômicos e financeiros para o combate às mudanças climáticas. Relatórios de riscos. Estratégias de adaptação e mitigação de riscos. Inovação rumo a uma economia de baixo carbono. Planejamento e estratégias empresariais frente aos desafios das operações/segmentos de atuação.
30h
Programas de Compliance e Anticorrupção
Aspectos introdutórios da gestão de riscos e desafios da função Compliance. O Risco como objeto de gestão. Governança corporativa, gestão de riscos e anticorrupção. Controle internos
30h
Indicadores de Sustentabilidade
Indicadores de sustentabilidade: mensuração e evidenciação das dimensões ambiental, social e econômico-financeira. Importância das métricas de avaliação da sustentabilidade organizacional. Medidas e modelos. Comparação do desempenho organizacional a partir dos indicadores de sustentabilidade.
30h
Negócios e Investimentos em ESG
Inovação para sustentabilidade. Perspectivas sobre o papel dos negócios como impulsionador de mudanças. Fatores ambientais no engajamento empresarial em Inovação para sustentabilidade. Metas estratégicas para a gestão da sustentabilidade. Sustentabilidade nas empresas do futuro: onde investir e como prestar contas à sociedade. Indicadores e estratégias competitivas empresariais.
30h
Gestão Estratégica de stakeholders
Engajamento e gestão de stakeholders para a sustentabilidade e ESG. Índices e métricas de sustentabilidade e ESG versus gestão estratégica de stakeholders. Diálogo e comunicação garantindo transparência no engajamento e relacionamento com stakeholders. Estratégicas de comunicação: o que; como e quando comunicar. Transparência e geração de valor. Construindo e destruindo reputação do negócio: aspectos de comunicação e gestão e engajamento com stakeholders.
30h
Cases Empresariais em ESG
Cases empresariais sobre sustentabilidade e gestão da ESG. Experiências de ambientes e empresas de diferentes segmentos que atuam com práticas de sustentabilidade e a cultura ESG, observando as estratégias adotadas.
30h
Investimento
20 parcelas de R$ 825,00
Presencial
Profissionais capacitados são essenciais para enfrentar desafios da sustentabilidade, alinhando organizações com os ODS e a cultura ESG. Isso requer formação abrangente em metodologias eficazes para gestão sustentável, evidenciando a importância da comunicação entre empresas e sociedade.
Tenho Interesse