| Objetivo

O Programa do curso foi estruturado no intuito de fornecer instrumentos ao aluno/ pós-graduando para se capacitar profissionalmente na área específica de Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica a nível Ambulatorial e Domiciliar e criar subsídios para exercer uma análise crítica, diante da prática baseada em problemas, e exercer a prática clínica real em consonância com o conhecimento adquirido.

| Público Alvo

Profissionais com formação superior em Fisioterapia em busca de aperfeiçoamento do seu conhecimento com relação às ferramentas e técnicas disponíveis para avaliação, interpretação de testes, prescrição e monitoramento disponíveis na área de Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica para atendimentos em nível ambulatorial e domiciliar.

| Justificativa

A necessidade de Curso de Pós-graduação Lato Sensu REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR, PULMONAR E METABÓLICA A NÍVEL AMBULATORIAL E DOMICILIAR se faz a fim de qualificar e capacitar profissionais fisioterapeutas para atendimento de pacientes com doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas. É evidente o aumento em exponencial a cada ano das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), em que as doenças cardiovasculares, respiratórias e metabólicas se configuram como as principais DCNT, de maior prevalência e elevado índice de morbidade e mortalidade a nível mundial e no Brasil. Neste sentido, há a necessidade evidente de preparar os profissionais de fisioterapia, para que sejam aptos a proporcionar o tratamento adequado a este grupo de pacientes, com prática baseada em evidências de alto nível, de forma ética e segura e condizente com o quadro clínico apresentado após descompensação, alta hospitalar ou diagnóstico da doença.  Ainda, a presença de professores altamente capacitados na área e a realização de estágio no final do curso, será capaz de oferecer aos acadêmicos do curso de pós-graduação para que possam aprender e colocar em prática o conhecimento adquirido junto aos pacientes com doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas, o que possibilita a aplicação da prática clínica baseada em evidências.

| Perfil do Formando

O egresso do curso de pós-graduação em Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica Nível Ambulatorial e Domiciliar terá habilidades e competências para desenvolver um protocolo de tratamento fisioterápico embasado em evidências. Ainda, o programa prioriza a especialização e atualização do profissional dentro de uma nova compreensão sobre o papel do profissional de saúde no manejo de pacientes com doenças cardiopulmonares e metabólicas em nível ambulatorial e domiciliar.

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica a Nível Ambulatorial e Domiciliar

Adolfo Haruo Koga
Mestre

Graduação em Farmácia e Bioquimica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

Aline Almeida Gulart
Doutora

Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2012), Mestrado em Fisioterapia pela UDESC (2015), Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UDESC (2019) e título de Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto e em Fisioterapia Respiratória.

Cardine Reis
Doutora

Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia (Universidade do Estado de Santa Catarina - 2014), Especialização em Saúde Pública (Faculdade Internacional de Curitiba - 2005) e Doutora em Ciências Médicas (Universidade Federal de Santa Catarina - 2018).

Christiane Decker Batista Bonin
Doutor
Flávia Roberta Rocha de Oliveira
Mestra

Graduação em Fisioterapia (UNIVALI), Pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória (INSPIRAR), Mestrado em Fisioterapia (UDESC).

Kelly Cattelan Bonorino
Doutora

Graduação em Fisioterapia (UFSM), Pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória (INSPIRAR), Mestrado em Ciências do Movimento Humano - CEFID/UDESC. É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Neurociências ¿ UFSC.

Luis Otavio Matsuda
Mestre

Graduação em Fisioterapia, Especialista em Reeducação Postural Global pelo método RPM , Acupuntura e Fisiologia Humana e do Exercício, Mestre em Biotecnologia Plantas Medicinais com ênfase em Tecnologia Aplicada a saúde em Doenças Neuromusculares e Doutorando em Saúde pela Faculdade de Medicina ABC.