Últimas Notícias
Notícias
Notícias do curso de Jornalismo
Notícias
Jornalismo
18/09/2015
Feira do Livro 2015.
Entre os acadêmicos de Jornalismo não faltaram palavras para descrever como foi vivenciar a Feira do Livro 2015. Oportunidade, experiência, companheirismo, aprendizado, amadurecimento intelectual e profissional foram algumas delas. Nas redes sociais também não faltou empolgação: energia boa, foi pura lindeza, foi show, foi top e muito mais.
A turma participou do Projeto Experimental Sala de Imprensa, em parceria com a Fundação Cultural de Rio do Sul, durante a Feira do Livro, no Parque Universitário Unidavi.
De 08 a 13 de setembro os acadêmicos tiveram o desafio de se revezar nas atividades de cobertura jornalística, orientados pelos professores, Tiago Amado e Sônia Regina da Silva, coordenadora do curso e do projeto. Divididos em pequenos grupos auxiliaram no atendimento à imprensa, cobertura fotográfica e atualização de redes sociais. Também, com o apoio da Rádio Educativa Unidavi FM, transmitiram flashs ao vivo e boletins informativos diários na programação da emissora. A atividade foi desenvolvida na disciplina Radiojornalismo I, sob a orientação do professor Everton Darolt.
Também estiveram envolvidas as professoras Deise Bilinski e Rafaela Sandrini, com práticas nas disciplinas de Assessoria de Comunicação e Media Training e Jornalismo Especializado II (Turismo e Cultura), respectivamente.
Programação literária e musical
Na noite de terça-feira, 08, os futuros jornalistas participaram da solenidade de abertura da Feira do Livro 2015. Na sexta,11, estiveram presentes na palestra-show As tênues fronteiras entre ficção e realidade no Jornalismo do Espetáculo com o jornalista e escritor, Felipe Pena.
Já, no sábado,12, a Feira recebeu a Banda Jazz6 e, seu integrante mais ilustre, o autor, Luis Fernando Verissimo. Os acadêmicos participaram da entrevista coletiva, do bate-papo literário com Verissimo, do show musical e da sessão de autógrafos.
Com inúmeras atrações estaduais e nacionais a Feira do Livro é o maior evento de literatura do Alto Vale e, portanto, uma oportunidade para que os estudantes possam exercitar a profissão. Para o professor, Tiago Amado, que também integra a equipe de Comunicação da Fundação Cultural a participação dos acadêmicos foi significativa. Acredito que foi uma ótima experiência de aprendizado e um momento de acreditar naquilo que se estuda, de colocar em prática os saberes da sala de aula, além de poderem se envolver com pessoas especiais e de referência, completa.
Texto: Sônia Regina da Silva Fotos: Acadêmicos/Jornalismo