Ferramentas Gráficas
Presencial 60h
Softwares aplicados ao design gráfico: Adobe Illustrator e Photoshop. Conceitos, ferramentas, exercícios e aplicabilidade.
Curso de Jornalismo
Softwares aplicados ao design gráfico: Adobe Illustrator e Photoshop. Conceitos, ferramentas, exercícios e aplicabilidade.
História da fotografia. Fotografia artística. Noções teóricas e práticas sobre aspectos técnicos da câmera e objetivas. Recursos e formatos de arquivos. Técnica fotográfica ¿ enquadramentos, luz, forma, contraste, profundidade de campo. Planejamento e construção da imagem fotográfica. Tratamento e manipulação de imagens. Exposição fotográfica.
Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico-raciais e de gênero. Etnia e história da cultura afro-brasileira e indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.
Multimídia e abordagem histórica. Tipos de produtos de multimídia. Mercado de trabalho: áreas de atuação, profissões e funções na produção de multimídia no Brasil e no mundo.
Fundamentos da Notícia: estrutura, produção, linguagem, redação e estilo do texto noticioso. Pauta, fontes de informações entrevistas e deadline. Orientação sobre estratégias de leitura, compreensão, interpretação e produção de gêneros textuais. Leitura, análise e interpretação de textos jornalísticos. Expressão oral e escrita. Comunicação verbal e não verbal.
Softwares aplicados à produção audiovisual: Adobe After Effects e Adobe Premiere. Conceitos, ferramentas, exercícios e aplicabilidade.
Fotografia digital aplicada: captação, manipulação e layout. Produção conceitual de fotografias e suas possíveis utilizações na comunicação. Planejamento, orçamento e execução de campanhas fotográficas. Produção fotográfica eletrônica de moda e produto. Exposição fotográfica comercial. Referências de mercado.
Movimentos do design relacionados ao Design Gráfico; Princípios Básicos do Design; Design Editorial, Layout, Diagramação, Grids; Tipografia; Projeto Gráfico.
Gêneros e formatos jornalísticos: informativo, opinativo, utilitário e diversional. Webjornalismo: conceitos e especificidades. Métodos, linguagem e técnicas de redação para plataformas multimídia (texto, áudio, vídeo). A redação para web (Webwriting), conteúdos para diferentes suportes: blog; site; eBook; redes sociais.
História da Comunicação. O desenvolvimento da fala, da escrita, da imprensa e dos meios de comunicação. O surgimento dos meios eletrônicos: cinema, fotografia, rádio e televisão. As mídias interativas. Teorias fundadoras. Fundamentos da semiótica. Novas tendências nos estudos em comunicação. Estudos Culturais - cibercultura. Estudos de recepção e as contribuições latino-americanas. As teorias modernas.
Fotografia e Jornalismo. Luz, enquadramento e composição. Técnicas de captação da imagem. Fotojornalismo especializado. Edição e arquivamento digital de imagens. Projeto Experimental em produção fotográfica.
Técnicas de captação de informação, seleção, interpretação e redação jornalística especializada: Saúde, Ciência e Tecnologia, Policial e Educacional. Análise e conhecimento da conjuntura e estrutura de cada área.
Plano de marketing digital, mídias, formatos de anúncios, links patrocinados, e-mail marketing, mídias sociais e web analytics.
Conceitos gerais sobre produção audiovisual. Linguagem audiovisual. Etapas da produção. Estudos e aplicação dos processos produtivos e dos aspectos pertinentes ao planejamento e gerenciamento da produção. Desenvolvimento e formatação de roteiros. Tecnologias aplicadas à produção audiovisual. Criação e produção de peças audiovisuais.
Conceitos e fundamentos do design da Informação. Elementos e estruturas de sistemas de informação gráfica. O usuário da informação. Níveis de organização visual. Análise de interfaces gráficas. Metodologia de projetos em design da informação. Usabilidade. Ergonomia de interface e navegabilidade para Web. Mapa e protótipo de sites. Resolução e compatibilidade de telas.
Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidades e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico; Plano de Marketing; Plano Financeiro.
Técnicas de captação de informação, seleção, interpretação e redação jornalística especializada: Esporte, Cultura, Moda, Turismo e Meio Ambiente. Análise e conhecimento da conjuntura e estrutura de cada área.
Mídia tradicional e on-line. Planejamento compra e gestão de mídia. Análise estatística de dados digitais. Analytics. KPIs (Indicadores chave de desempenho) OKRs (Objetivos chave de resultados).
Edição e finalização audiovisual: Estudo e aplicação de técnicas para projetos multimídia. Técnicas avançadas de tratamento e manipulação de imagens. Design de movimento. Desenvolvimento de projetos audiovisuais autorais e storytelling.
As contribuições das diversas disciplinas e abordagens para a formulação de uma teoria do Jornalismo. Fundamentos epistemológicos para uma teoria do Jornalismo: agenda setting, gatekeeper, newsmaking, knowledge gap, ação organizacional, tematização e espiral do silêncio. A função da imprensa e da mídia na percepção e construção da realidade.
Histórico e conceito de Comunicação Organizacional. Imagem organizacional. Conceito, origem e planejamento de uma Assessoria de Comunicação (AC). Estrutura e rotinas de uma Assessoria de Imprensa (AI). Técnicas de assessoramento. Relacionamento organização-imprensa e a mediação assessorado-imprensa. Gerenciamento de crise. Plano Integrado de Comunicação, desenvolvimento e gerenciamento de produtos multimidiáticos. Conduta ética do assessor. Técnicas de Media Training para apresentações orais, processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais. Relações Públicas e Jornalismo: o porta-voz.
Técnicas de captação de informação, seleção, interpretação e redação jornalística especializada: Agronegócio, Economia, Política e Internacional. Análise e conhecimento da conjuntura e estrutura de cada área.
Democracia, Estado, poder e direito à comunicação. Marcos regulatórios nacionais para as mídias. Políticas institucionais e públicas de comunicação no Brasil. Deontologia jornalística no Brasil e exterior. Normativas para o exercício profissional (Código de Ética do Jornalista). Legislação dos meios e organizações comunicacionais: Direitos Autorais. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
História e teorias do rádio. A mensagem. Introdução à peça radiofônica. Redação para rádio e meios sonoros. Técnicas do roteiro. Criação, redação e o planejamento de programas em áudio. Linguagem e estilos. Gêneros jornalísticos no rádio. Práticas de locução e apresentação.
História da TV no Brasil. Características e influências do meio TV no Jornalismo e na sociedade. A TV Digital e as novas perspectivas. O jornalismo televisivo. Noções técnicas. Estrutura das equipes. A linguagem e o texto telejornalístico. Preparação de roteiros em telejornalismo. Produção e edição de textos em telejornais e sua apresentação.
Jornalismo cultural. Jornalismo literário: redação e estilo. Estrutura, produção e linguagem da grande reportagem. Investigação e interpretação de dados. Estilos e técnicas literárias em textos jornalísticos. Livro-reportagem. Crônica.
Jornalismo comunitário. Aproximações conceituais: mídia tradicional versus mídia cidadã. Jornalismo e mobilização dos grupos sociais. Técnicas e práticas nos diferentes suportes midiáticos. Fanzines e outras mídias alternativas. Prática jornalística: planejamento, produção, edição, fechamento e veiculação de jornal-laboratório. Política editorial, análise, avaliação e controle de qualidade do jornal produzido.
A relação histórica e a contribuição dos veículos midiáticos para o desenvolvimento regional. Especificidades da mídia local. Projeto de Pesquisa.
Introdução a projetos de Extensão que abordem temas de interesse público, com conteúdo educativo e pautas alinhadas aos anseios da comunidade. Estudo de métodos, estratégias e técnicas envolvendo questões sociais e contemporâneas focadas no desenvolvimento regional. Elaboração de programas e produtos editoriais que reúnem competências inerentes à formação profissional por meio de atividades interdisciplinares de Extensão Universitária.
Modelos de programação. Técnicas de produção radiofônica para o jornalismo. Fases da Produção. Práticas de criação e produção ao vivo e gravado. Produção digital (webradio, podcast). Produção de áudio. Edição e montagem.
Prática de reportagem. Execução de telejornal. Formatos de programas televisivos. As entrevistas externas e em estúdio. A relação do telejornalismo com as mídias digitais e a nova audiência.
Atividades de observação e prática desenvolvidas em veículos de comunicação, com supervisão de professor orientador e jornalista profissional.
Prática jornalística: planejamento, produção, edição, fechamento e veiculação de revista laboratório on-line. Política editorial, análise, avaliação e controle de qualidade da revista produzida.
Introdução a projetos de Extensão que abordem temas de interesse público, com conteúdo educativo e pautas alinhadas aos anseios da comunidade. Estudo de métodos, estratégias e técnicas envolvendo questões sociais e contemporâneas focadas no desenvolvimento regional. Elaboração de programas e produtos editoriais que reúnem competências inerentes à formação profissional por meio de atividades interdisciplinares de Extensão Universitária.
O campo epistemológico. Tradições metodológicas. Instâncias epistemológicas e operacionais da pesquisa. Construção de um problema em jornalismo. O corpus da pesquisa. Técnicas quantitativas e qualitativas na pesquisa em Jornalismo. Elaboração de projeto de pesquisa em todo o seu processo metodológico. Análise crítica do projeto. Pré-projeto TCC. Comitê de Ética. A normatização dos trabalhos acadêmicos e sua estruturação (ABNT).
Agência Multimídia Experimental (AME). Experimentação de narrativas multimídia diferenciadas. Planejamento, produção, edição e publicação de conteúdos on-line, com notícias e reportagens de interesse público. Exploração de linguagens e estruturas inovadoras do Jornalismo, a partir do gênero da Reportagem Multimídia. Conteúdo em áudio e vídeo com pautas alinhadas ao desenvolvimento regional.
Introdução a projetos de Extensão que abordem temas de interesse público, com conteúdo educativo e pautas alinhadas aos anseios da comunidade. Estudo de métodos, estratégias e técnicas envolvendo questões sociais e contemporâneas focadas no desenvolvimento regional. Elaboração de programas e produtos editoriais que reúnem competências inerentes à formação profissional por meio de atividades interdisciplinares de Extensão Universitária.
Execução de um projeto experimental teórico e prático de cunho jornalístico. Apresentação oral para avaliação por Banca Examinadora.