Últimas Notícias
Notícias
Notícias do curso de Direito
Notícias
Palestras com Dr.ª Laura Cellarius enriquecem disciplina de Medicina Legal em Direito
06/11/2024
Nos dias 26 e 27 de agosto e 4 de novembro, a Prof.ª Tainá Brito Jordani recebeu a advogada Dr.ª Laura Cellarius em sua disciplina de Medicina Legal, no curso de Direito das cidades de Taió, Rio do Sul e Ituporanga. Durante as palestras, a Dr.ª Laura abordou o papel do médico em juízo, proporcionando uma rica troca de conhecimentos com os alunos.
''A presença de Dr.ª Laura na disciplina foi fundamental para enriquecer e complementar os conteúdos abordados em sala de aula, pois nada mais pertinente do que contar com uma especialista na área de Direito Médico e da Saúde. Embora meu conhecimento seja voltado principalmente para a área da saúde, percebi a importância de integrar essa perspectiva com o Direito. Por isso, convidei a Dr.ª Laura para proporcionar esse fechamento à disciplina", comentou a Prof.ª Tainá.
A palestra ressaltou-se a relevância do direito médico, que se configura como uma área em expansão no mercado, manifestando-se em diversas situações, abrangendo desde as mais simples até as mais complexas, destaca a acadêmica Aimê Cristina Taufenbach ¿ 10ª fase da turma 43 de Direito Rio do Sul.
A palestra teve como objetivo explorar a importância da medicina legal, destacando sua relevância em diversas áreas do direito e da medicina. A medicina legal vai além de sua função prática e pericial, influenciando o pensamento doutrinário e contribuindo significativamente para a interpretação das normas jurídicas. A palestrante destacou que, ao entender o papel da medicina legal, é possível perceber como ela atua não apenas na resolução de conflitos, mas também na prevenção de problemas e na promoção de um sistema de justiça mais eficiente, evidencia o acadêmico Antônio Reni Zomer Junior ¿ 10ª fase da turma 7 de Direito Taió.
A palestra também enfatiza a necessidade de educação e conscientização entre os profissionais de saúde sobre a importância da documentação e a relação entre medicina e direito. A formação contínua e a sensibilização para esses temas são essenciais para melhorar a prática médica e a gestão de saúde. Profissionais bem informados são mais capazes de evitar erros que possam levar a litígios e, ao mesmo tempo, garantir que os direitos dos pacientes sejam respeitados, reforça a acadêmica Maria Luisa Ventura de Farias - 10ª fase da turma 7 de Direito Ituporanga.
Convidar especialistas da área enriquece a disciplina e agrega ainda mais qualidade ao aprendizado dos alunos, concluiu a Prof.ª Tainá.