Professor da Unidavi apresenta trabalho no XII Congresso Latinoamericano de Ciência Política

18/07/2024

O docente da Unidavi, Prof M.e Gregório Unbehaun Leal da Silva, e a professora Naiara Sandi de Almeida Alcântara, da Universidade Federal do Pará, estão marcando presença no congresso da Associação Latino-Americana de Ciência Política. O evento, que também conta com a parceria do Centro de Estudos Internacionais do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, está sendo realizado entre os dias 17 e 20 de julho de 2024, nas instalações do Iscte, em Lisboa, Portugal.

Durante o congresso, os professores apresentaram o trabalho conjunto intitulado ''Cultural Backlash? Religiosidade e Tolerância Política em Relação aos Homossexuais na América Latina''. A pesquisa tem como foco a influência da religiosidade sobre as atitudes políticas em relação à comunidade homossexual na região latino-americana.

A metodologia empregada pelos pesquisadores envolveu uma análise quantitativa de dados representativos de 17 países da América Latina, coletados nos anos de 2019 e 2023. O estudo buscou identificar se as mudanças no cenário político recente têm algum impacto nas opiniões públicas sobre a tolerância aos homossexuais.

Os resultados preliminares indicam que não houve alterações significativas na tolerância à homossexualidade ao longo do tempo analisado. Esta constatação aponta para uma estabilidade ou até mesmo uma diminuição na tendência de intolerância, inclusive entre grupos evangélicos e protestantes dentro dos países estudados.