Professores e Alunos de Direito Publicam Capítulos em Livro "Direitos Humanos e Cinema"

27/06/2024

Os professores Giovane Fernando Medeiros, Alan Iago Kistner e Pablo Franciano Steffen, juntamente com os acadêmicos Adriana Raquel Luchtenberg e Arthur Füechter Schweder, do curso de Direito da Unidavi, tiveram seus artigos incluídos no livro "Direitos Humanos e Cinema".

Este livro, que aborda temas relevantes e contemporâneos, reflete o compromisso dos autores com a análise crítica e o aprofundamento nas questões de direitos humanos por meio da lente do cinema. Os artigos, fruto de  pesquisa e análise, contribuem para o campo acadêmico e são uma boa leitura para estudantes, profissionais do Direito e interessados na interseção entre direitos humanos e produção cinematográfica - os interessados podem acessar a revista e os artigos na íntegra para uma leitura detalhada

Acesse a revista completa AQUI

Confira abaixo os detalhes dos artigos publicados:

- ''A HORA MAIS ESCURA'': POLÍTICAS PENAIS MAXIMALISTAS DE LEI E ORDEM E O DIREITO PENAL DO INIMIGO

Este artigo, localizado na página 173, é uma colaboração entre Arthur Füechter Schweder, Alan Iago Kistner, Giovane Fernando Medeiros, Heleonora Flores Fontana e Pablo Franciano Steffen. A obra explora as políticas penais maximalistas e a doutrina do Direito Penal do Inimigo, oferecendo uma análise profunda sobre o impacto dessas políticas na sociedade.

- ''12 HOMENS E UMA SENTENÇA'': IN DUBIO PRO REO COMO ALICERCE DA (IN)JUSTIÇA

Na página 187, encontramos este artigo escrito por Giovane Fernando Medeiros, Adriana Raquel Luchtenberg e Aline Marceli Schwaikardt. A análise discute o princípio do "in dubio pro reo" (na dúvida, a favor do réu) como fundamento da justiça e injustiça, examinando suas implicações através do filme "12 Homens e uma Sentença".