Acadêmicos de Administração da Unidavi apresentam estudo de caso com foco em empresas da região do Alto Vale

04/06/2024

Nos dias 22 e 29 de Maio, Unidavi Campus de Presidente Getúlio e também de Rio do Sul, receberam uma Minifeira organizada pelos alunos da 7ª Fase de Administração. Sob a orientação do Prof. Eng. Neiton José Caetano, na disciplina Administração da Produção II, os estudantes apresentaram estudos de caso envolvendo empresas regionais.

As empresas analisadas pelos acadêmicos foram:

• Dalila Atelie Têxtil Ltda;
  • Marco Facção Ltda;
  • Máquinas Omil Ltda;
  • Manoel Marchetti S.A.;
  • FF Madeiras Indústria e Comércio de Madeiras Ltda.

Além disso, outras empresas foram incluídas no projeto:

• ProAço Soluções Inteligentes em Estruturas;
  • Duda Confecções;
  • Rohden Vidros;
  • Breital Terraplanagem;
  • Divero Jeans;
  • Reference Móveis Sob Medida
  • Balanças Rinnert;
  • Molayne Artes;
  • Rocker Cerveja.

Os alunos realizaram visitas técnicas e diagnosticaram desafios enfrentados pelas empresas, propondo soluções inovadoras através da ferramenta 5W2H. O evento também contou com a presença de membros da administração das empresas estudadas.

Além da Minifeira, os alunos realizaram uma visita técnica em cada empreendimento, com um diagnóstico pré-definido, considerando as disciplinas que foram abordadas ao longo do semestre, tais como: Planejamento e Controle da Produção, Aquisição e suprimentos, elaboração de especificações e fichas técnicas, Sistemas de Gestão e Garantia da Qualidade, Ferramentas da Qualidade, Certificações, ESG, Softwares de Gestão e muito mais.

O Prof. Caetano destacou o valor prático da experiência: ''Foi uma grande oportunidade para unir de forma clara e objetiva, os conteúdos aprendidos em sala, um oportuno momento para os acadêmicos buscarem o seu próprio desenvolvimento aprendendo sobre segmentos para muitos ainda não explorados e principalmente, de prestigiar e aproximar a Universidade das Empresas locais, mostrando todo o potencial que juntos temos, no desenvolvimento de nossa região. Estou muito orgulhoso do empenho e da dedicação de todos, impreterivelmente.''

O Coordenador do Curso de Administração, Sr. Osmar Niquelati, esteve presente nas duas noites, apoiando a iniciativa dos estudantes. A Minifeira foi um sucesso, marcando um importante passo na formação dos futuros administradores e no desenvolvimento econômico da região.