Notícias

Representantes do Alto Vale do Itajaí participam da 4ª Conferência Estadual de Economia Popular Solidária

03/12/2024


Nos dias 24 e 25 de novembro, as representantes da região do Alto Vale do Itajaí, professora Anielle Gonçalves de Oliveira (Unidavi) e Maria Hoepers (APPBIO), participaram como delegadas da 4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária (CONAES), realizada em Biguaçu, Santa Catarina.

Durante o evento, as delegadas apresentaram e defenderam propostas elaboradas em grupos de trabalho durante a conferência regional, realizada na Unidavi em 13 de setembro, com o objetivo de fortalecer a economia solidária na região. Essa conferência regional contou com o credenciamento de 40 participantes, incluindo representantes de entidades de apoio, empreendimentos solidários e convidados de diversos municípios do Alto Vale do Itajaí.

As propostas foram organizadas em cinco grupos temáticos, abordando: 1) realidade socioambiental, cultural, política e econômica; 2) produção, comercialização e consumo; 3) financiamento, com foco em crédito e finanças solidárias; 4) educação, formação e assessoramento técnico; 5) ambiente institucional, incluindo legislação, gestão e integração de políticas públicas.

Maria Hoepers é presidente da Associação de Produtores de Plantas Bioativas (APPBIO), um empreendimento de economia solidária localizado em Presidente Getúlio. Para Maria, ''A participação na quarta conferência estadual da economia popular e solidária foi um momento bastante importante para nós do Alto Vale do Itajaí! Conseguimos além de aprovar a maioria das propostas elaboradas na conferência regional assegurar participação na conferência nacional em agosto de 2025. É bom ter esta consciência e sentimentos de estarmos colaborando nesta  retomada. É desafiador, mas necessário reconstruir a economia popular e solidária. Teremos que nos reinventar para que tenhamos um novo modelo de economia e de produção, neste momento do agravamento da crise social e valores. Uma coisa é certa, solidariedade não se faz com uma mão só, se faz necessário somar com os que ousam pensar e agir para que cada vez mais tenhamos relações de respeito, igualdade, empatia e solidariedade entre as pessoas.''

A professora Anielle entende que ''participar da conferência foi um momento de extremo aprendizado acerca da realidade da economia solidária e popular catarinense. Pudemos perceber quão desafiador é alinhar as demandas e necessidades das diferentes regiões do estado, já que possuímos um quadro econômico tão diversificado. A Unidavi, enquanto entidade de apoio, tem por objetivo fortalecer os empreendimentos de economia solidária do Alto Vale, sempre pensando na geração de renda e emprego para as populações marginalizadas. Enquanto pesquisadora da área de economia solidária, a conferência se mostrou um rico campo de estudo para entender como as práticas democráticas são imprescindíveis para a eleição das prioridades no âmbito das políticas públicas''.

Anielle é pesquisadora no GTEC Social da Unidavi e doutoranda em Desenvolvimento Regional, por meio de uma parceria entre Unidavi e Furb, tendo como tema de pesquisa a economia solidária no Brasil. 

Ao final da conferência estadual, ambas as representantes foram eleitas como delegadas para a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular Solidária, que acontecerá em Brasília, em agosto de 2025. 

Compartilhe a notícia: