Portfólios de Prática Pedagógica destacam Gestão Escolar e Educação Infantil

18/07/2023

No encerramento do primeiro semestre de 2023, os alunos do Curso de Pedagogia apresentaram seus Portfólios, documentos que concluem a Prática Pedagógica. Nesta edição, os temas abordados foram a Gestão Escolar e a Educação Infantil. As observações nas Unidades Escolares contaram com a colaboração dos gestores escolares, incluindo a Gerência de Educação, as Secretarias Municipais e as administrações das escolas particulares.

A Prática Pedagógica é uma parte fundamental do curso de Pedagogia, ocorrendo ao longo dos primeiros quatro semestres. Essas práticas são realizadas em ambientes educacionais, sejam eles municipais, estaduais, federais ou particulares. Elas permitem que os estudantes observem a aplicação da teoria na prática cotidiana, possibilitando descobertas e um processo dinâmico de aprendizado em diferentes áreas de atuação profissional. A união entre teoria e prática proporciona aos acadêmicos a oportunidade de conhecer, compreender e posteriormente aplicar os conhecimentos adquiridos na realidade escolhida.

O portfólio é o documento final apresentado pelos alunos e consiste em uma compilação organizada de documentos que demonstram cronologicamente as atividades e observações realizadas durante a Prática Pedagógica. As atividades dessa prática são justificadas por diversos objetivos, como inserir o acadêmico em situações cotidianas do exercício profissional, observar e analisar contextos de ensino e processos de gestão educacional, desenvolver uma postura crítica e competências profissionais, além de estabelecer uma conexão entre a educação básica e o ensino superior, analisando os estudos e práticas curriculares desenvolvidos na Universidade e sua aplicação na educação básica.

Unidavi, se for pra fazer, que seja pra valer!