Alunos de Psicologia visitam ala de saúde mental do Hospital Samária

05/07/2023

Após um longo período de espera devido à pandemia de Covid-19, os estudantes da sétima fase do curso de Psicologia da Unidavi puderam realizar visita à ala de saúde mental do Hospital Samária. A atividade, tradicionalmente realizada na disciplina de Psicopatologia, foi cancelada no semestre passado devido às restrições impostas pela doença.

No entanto, neste semestre, a visita foi realocada para a disciplina de Saúde Coletiva, e os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o ambiente hospitalar e a rotina dos pacientes. Sob a supervisão da Profª Mª Mônica Machado Cunha e Mello, os estudantes adentraram a referência em internações psiquiátricas para os municípios do Alto Vale do Itajaí.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os pacientes e sanar suas dúvidas junto à psicóloga responsável pelo setor. A troca de experiências proporcionou aos futuros profissionais uma compreensão mais abrangente sobre a atuação do psicólogo na saúde mental dentro de um hospital psiquiátrico.

A professora Mônica destacou a importância da visita para a formação dos alunos, ressaltando a relevância de compreenderem as particularidades e desafios enfrentados na área da saúde mental. Ela enfatizou que a experiência proporcionou aos estudantes um aprendizado prático valioso, permitindo-lhes aprimorar suas habilidades e conhecimentos, além de estimulá-los a refletir sobre o papel do psicólogo na promoção do bem-estar e tratamento de pacientes em instituições de saúde mental.

Unidavi, se for pra fazer que seja pra valer!