Unidavi participa do Seminário Estadual do Proesde em Brusque

07/12/2023

No sábado, 2 de dezembro, os professores envolvidos nos projetos do Proesde na Unidavi em 2023 participaram do XII Seminário Estadual do Proesde na Unifebe, em Brusque. O objetivo foi  apresentar os projetos de intervenção que foram desenvolvidos no âmbito do programa durante este ano.

O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) é regulamentado pela Portaria Normativa 2180/SED/2020, tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em cursos de Graduação e de Licenciatura, e consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante/bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional.

Desde 2021 o programa mudou o formato e o envolvimento dos acadêmicos e professores da Unidavi passou a ser em projetos de intervenção em municípios do Alto Vale do Itajaí.

Em 2023 o Proesde Unidavi realizou 20 projetos de intervenção em 12  municípios: Vitor Meireles, Angelina, Santa Terezinha, Ituporanga, Leoberto Leal, José Boiteux, Alfredo Wagner, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Taió, Urubici e Salete.  Sete professores e 370 acadêmicos bolsistas estiveram envolvidos nas atividades.

A elaboração dos projetos foi conduzida com o intuito de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Foram desenvolvidos projetos nas temáticas de sustentabilidade e educação ambiental, empreendedorismo, inovação e educação financeira e instalação de nove jardins evolutivos em escolas públicas.

Para compartilhar com as demais universidades do estado os projetos que foram desenvolvidos na Unidavi, os professores estiveram presentes no XII Seminário Estadual do Proesde e apresentaram um vídeo com algumas das atividades realizadas no âmbito dos projetos, que foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Eventos, Comunicação e Marketing da Unidavi.

O vídeo pode ser acessado AQUI.

Unidavi, se for pra fazer, que seja pra valer!