Locomotiva Aceleradora e Unidavi firmam parceria para potencializar a Inovação no Alto Vale

03/08/2022

Durante o evento de lançamento da Locomotiva Aceleradora e inauguração da Plurall Coworking, no dia 28 de julho, em Rio do Sul, foi assinado termo de parceria entre a Unidavi e a Locomotiva. A Universidade, que já é parceria da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), estará também ao lado da aceleradora fortalecendo a integração entre estudantes e o mercado, potencializando as oportunidades para empresas incubadas no Núcleo de Desenvolvimento de Incubação Unidavi (GTEC).

"A Locomotiva é a primeira instituição aceleradora de negócios estabelecida aqui no Alto Vale e era o que estava faltando para complementar esse ecossistema de inovação. Ela vem em boa hora. Nós estamos numa recuperação econômica muito grande, estamos avançando, agilizando muitos negócios e a aceleradora, como o próprio nome sugere, tem como objetivo acelerar os negócios, torná-los mais escaláveis. Ela traz, no seu bojo, investidores-anjo, e isso, sem dúvida, vai engradecer muito o Alto Vale do Itajaí. Daqui a pouco nós teremos um polo reconhecido não somente no estado, mas em todo Brasil", explica o reitor da Unidavi, Prof. Alcir Texeira.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unidavi, Prof. M.e Charles Roberto Hasse, a Locomotiva Aceleradora vem para somar aos esforços existentes para tornar o Alto Vale referência no desenvolvimento através de iniciativas inovadoras. "Precisamos estar cada vez mais próximos, conectados e colocando o melhor de cada instituição e iniciativa para ativarmos uma cultura de inovação no Alto Vale, por isso estamos firmando essa parceria com a Locomotiva", destaca o professor Charles.

Para Amândio João da Silva, idealizador da Locomotiva Aceleradora, estar próximo da Unidavi é fundamental, pois a universidade é uma contínua geradora de potenciais empreendedores. "Em todas as iniciativas empreendedoras a inovação deve estar em pauta, pois ela potencializa a possibilidade de sucesso de uma empresa por considerar o mercado e suas necessidades e dificuldades como inspiração para conceber e modelar um negócio. A Locomotiva será mais um ator nesse ecossistema do Alto Vale, que pretende dar potência e direção, com um conjunto de soluções para acelerar empresas que tenham potencial inovador para escalar seus negócios", afirma Amândio.

A Locomotiva Aceleradora está instalada na Plurall Coworking, na Galeria XV, na Rua XV de Novembro, 45 ¿ 1ª Andar, no Centro de Rio do Sul, e nos próximos dias irá lançar sua primeira chamada pública para empresas com interesse no processo de aceleração.

NA FOTO: Professor M.e Charles Roberto Hasse e o time da Locomotiva na assinatura de parceria entre a Unidavi e a Locomotiva Aceleradora.